Sexta-Feira 26/04/2024 07:40

CBF aponta redução no doping: de 21 casos em 2017 para sete neste ano

Brasil - Esporte - Futebol

Relatório da CBF aponta substâncias mais flagradas nos exames nos últimos 10 anos (Foto: Reprodução)

 

A CBF apresentará na próxima semana, no Congresso Mundial de Medicina do Esporte, uma extensa análise comparativa dos casos de doping no Brasil e no mundo. As notícias são boas. Houve uma redução acentuada do número de casos de 2017 para este ano: de 21 para apenas sete resultados analíticos adversos em 2018. O responsável pelo controle de doping na CBF, Fernando Solera, fará uma apresentação no evento onde mostrará estatísticas relacionadas ao doping, incluindo substâncias mais recorrentes, nos últimos 10 anos. 

O que mais preocupa a entidade no momento: corticoides e diuréticos, remédios com venda controlada, e que estão entre as substâncias mais flagradas nos exames. Os diuréticos auxiliam na perda de peso e servem também para mascarar o uso de outras substâncias. Já os corticoides têm efeito anti-inflamatório, podem provocar euforia, e são normalmente usados em infiltrações para que um atleta possa, por exemplo, jogar sem dor.

- O doping no futebol brasileiro está apresentando sinais matemáticos evidentes de diminuição. Estamos chegando a uma taxa bastante baixa, mas ainda não chegamos ao zero. Doping é fraude, então 0,2% de fraude não é bom para ninguém. A meta é chegar no zero por cento. O que mais preocupa é sem dúvida a presença de diuréticos e corticoides na urina dos jogadores. Porque essas duas substâncias deveriam ser de uso exclusivo de receituário médico. E se essa estatística for de receituário médico, temos de abordar a comunidade médica que atua com os jogadores. E, se não for, pior ainda, porque é sinal que atletas estão conseguindo na farmácia sem receita médica - explicou Solera.

O crescimento do uso dos diuréticos e corticoides no futebol brasileiro fica claro em outro gráfico, que compara o percentual dos casos de doping com essas substâncias no futebol nacional ao futebol mundial, além de incluir outros esportes comparando com o total de casos registrados pela Wada (a Agência Mundial Antidopagem, na sigla em inglês). 

No caso do futebol brasileiro, 18% dos casos envolveram diuréticos entre 2013 e 2016, enquanto no futebol mundial o número cai para 5%, e 12% em outros esportes. Já os corticoides respondem por 25% dos casos de doping nesse período no futebol brasileiro. No futebol mundial, a incidência é de 15% e, em outros esportes, somente 6%. Por outro lado, o uso de anabolizantes é muito superior no futebol mundial (40%) e em outros esportes (47%) em relação ao futebol brasileiro (25%).

O relatório mostra, além da diminuição dos casos neste ano, um número recorde de testes em 2017: 4.964, com 21 resultados positivos para doping (foram encontradas 23 substâncias proibidas, mas em dois casos havia permissão de uso terapêutico e, portanto, só foram computados 21 resultados analíticos adversos). As substâncias mais flagradas foram justamente os diuréticos, com sete casos, e os corticoides, com seis.

Há também um gráfico mapeando as substâncias encontradas nos exames de atletas nos últimos 10 anos. De 2008 a 2018, 125 exames apontaram presença de substâncias proibidas no futebol brasileiro. Foram 25 casos de corticoides, 21 de estimulantes, 20 de estimulantes não especificados (caso da cocaína), 19 de diuréticos, 18 de agentes anabolizantes, nove de canabinoides, sete de hormônios e moduladores metabólicos, cinco de hormônios peptídeos ou de crescimento, e um de broncodilatadores.

Os exames, desde o segundo semestre de 2017, estão sendo feitos no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). As amostras são colhidas por empresa contratada pela CBF com técnicos certificados pela Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Globo Esporte/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens