Sexta-Feira 26/04/2024 15:23

Novo projeto da Sauber convenceu Kimi Raikkonen a permanecer na Fórmula 1

Mundo - Esporte - Fórmula 1

Finlandês volta à equipe pela qual fez sua estreia na categoria, em 2001; companheiro do Homem de Gelo ainda não foi definido, e candidatos são Marcus Ericsson e Antonio Giovinazzi


Dan Istitene/Getty Images

É provável que o carro da Sauber que Kimi Raikkonen pilotará nos dois próximos anos não o limite a apenas não ficar nas últimas colocações. Antes de assinar contrato com a equipe suíça, Raikkonen e seu empresário, o inglês Steve Robertson, se reuniram com o proprietário, o banqueiro italiano Pascal Picci, da financeira Longbow, e o diretor geral do time, o francês Frederic Vasseur, para conhecer o que está sendo feito para a Sauber crescer na F1. E foi decisivo para o negócio dar certo. Contou a fonte para o GloboEsporte.com nesta terça-feira.

Como faz sentido acreditarmos que Raikkonen deverá receber bem menos que na Ferrari, o fato de aceitar a oferta, perto de completar 39 anos, dia 17 de outubro, e assinar por duas temporada, 2019 e 2020, sugere que Picci e Vasseur o convenceram de que vale a pena acreditar no projeto. A argumentação deve ter sido convincente mesmo, pois a Williams, última colocada, dificilmente repetirá, no ano que vem, a pior temporada da sua história.

 

A trajetória de Raikkonen na F1 começou na Sauber, em 2001, depois de ter disputado um único ano no automobilismo, em 2000, e ter vencido o Campeonato Britânico de F Renault 2.0, disputado em apenas dez etapas. Recorde de precocidade. Hoje, com a obrigatoriedade de pontos na carteira para obter a superlicença, um piloto deve ter mais experiência para estrear na F1.Isso mostra a extensão do talento de Raikkonen. Um teste com o carro da Sauber, aos 21 anos, convenceu o time a investir nele. 

Na temporada seguinte já estava na McLaren. Agora, 18 anos depois, já campeão do mundo, em 2007, pela Ferrari, 20 vitórias, 100 pódios e 18 poles, muito rico e pai de um casal de crianças, o finlandês está de volta onde se apresentou ao universo da F1.

Companheiro desconhecido

Picci e Vasseur não responderam à provável pergunta de Raikkonen sobre o companheiro de equipe. O sueco Marcus Ericsson tem relações também comerciais com Picci, o que explica em grande parte ser mantido na escuderia este ano, e já são quatro anos na Sauber, apesar de expor importantes limitações como piloto. Incrivelmente Ericsson pode ganhar mais um ano de contrato. Mas a concorrência, desta vez, é grande.

A começar pela pressão das novas lideranças da Ferrari, John Elkann, presidente, e Louis Camilleri, diretor, para o acordo com falecido ex-presidente, Sérgio Marchionne, ser observado. Marchionne estabeleceu uma grande relação com Picci. Fornece para a Sauber a unidade motriz e todo o conjunto traseiro do carro, transmissão e suspensão.

E Picci divulga a marca Alfa Romeo, do Grupo Fiat, quem Marchionne também presidia. O próprio nome da montadora italiana faz parte do nome do time, Alfa Romeo Sauber, além de aparecer na parte mais nobre do carro, a lateral da tomada de ar, a de visualização mais fácil.

Agora Elkann e Camilleri, como estão seguindo os passos já dados previamente por Marchionne, como confirmar a contratação do talentoso monegasco Charles Leclerc, 20 anos, para a vaga de Raikkonen na Ferrari, é provável que desejem que o companheiro do finlandês na Sauber seja o italiano Antonio Giovinazzi, terceiro piloto da Ferrari, projeto de Marchionne para 2019.

O vice-campeão da então GP2, hoje F2, em 2016, Giovinazzi, já disputou os GPs da Austrália e da China, no ano passado, pela Sauber, em substituição ao alemão Pascal Wehrlein, convalescendo de um acidente. Causou boa impressão em Melbourne, mas em Xangai semidestruiu o carro duas vezes, exatamente no mesmo local, a entrada da reta dos boxes. Ele ainda tem chances por conta desse acordo de Marchionne com Picci.

É grande a pressão para que a Itália volte a ter um piloto na F1, o que não acontece, por toda a temporada, desde 2011, com a saída de Jarno Trulli da Lotus.

Mas como a contratação de Raikkonen não era algo esperado, pode ser que a escolha do seu parceiro seja também uma surpresa, como por exemplo um dos pilotos da Academia Mercedes, Esteban Ocon, da Racing Point Force India, e George Russell, líder da F2. Toto Wolff, diretor da escuderia da montadora alemã, parece disposto a todo tipo de acordo para manter ao menos Ocon na F1. Não é um negócio lógico, porém não impossível.

Ferrari, grande parceira

A relação da Sauber com a Ferrari cresceu este ano a ponto de o desenhista-chefe dos italianos, Simone Resta, deixar Maranello, em junho, para trabalhar em Hinwil, próximo a Zurique, sede da Sauber, no projeto de 2019, junto de outro italiano, o engenheiro Luca Furbatto, ex-McLaren e STR, e o desenhista-chefe Eric Gandelin.

É bem possível que o modelo C38-Ferrari da Sauber, em 2019, se baseie muito no SF71H da Ferrari nesta temporada, como tem feito a Haas, há três anos, em relação ao carro da escuderia italiana do campeonato precedente. E a Haas disputa com a Renault, hoje, a quarta colocação entre os construtores, ou seja, o melhor fora dos três por enquanto inatingíveis, Mercedes, Ferrari e RBR.

Como Resta teve participação direta na concepção do eficientíssimo modelo SF71H de Vettel e Raikkonen, este ano, é provável que Picci e Vasseur mostraram a Raikkonen que partindo dessa base a Sauber tende a crescer e não pouco em 2019, dar o salto que a Haas deu nesta temporada.

Outra consequência da contratação de Raikkonen é o provável aumento do nível de investimento no time. Picci e Vasseur da mesma forma devem ter mostrado ao piloto seus planos de melhora do orçamento e as implicações desse importante avanço. O grupo técnico da Sauber é capaz, pois com pouco dinheiro está conseguindo, este ano, performances muito boas.

É certo que o talento de Leclerc e a maior potência da unidade motriz Ferrari têm sido decisivos nos resultados obtidos, como o sexto lugar no GP do Azerbaijão, e em quatro outras oportunidades chegar entre os dez primeiros, os que marcam pontos. Mas Ericsson também levou pontos para o time, quatro vezes, atestando o crescimento do grupo. Isso faz da Sauber a nona no Mundial de Construtores, com 19 pontos, 9 a menos da Racing Point Force India, oitava, e 14 a mais da Williams, décima.

Neste fim de semana, no Circuito Marina Bay, em Singapura, Leclerc, já sabendo que será companheiro de Sebastian Vettel na Ferrari, em 2019, e Ericsson têm chances de voltar a marcar pontos para a Sauber, como aconteceu em outros dois traçados de rua, este ano, Azerbaijão e Canadá.

Os treinos livres da 15ª etapa do calendário começam às 5h30, horário de Brasília.

Globo Esporte/PH

Esporte, Projeto da Sauber, Kimi Raikkonen, Fórmula 1

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens