Sexta-Feira 26/04/2024 08:11

Antes de vir para MS, autor de ataque a Bolsonaro relatou agressões em Minas

Brasil - Polícia - Ataque a Bolsonaro


Adélio Bispo de Oliveira, durante audiência de custódia, confirmou motivações políticas e religiosas para efetuar ataque. (Foto: Reprodução)

Na audiência de custódia realizada para definir sua transferência para o Presídio Federal de Campo Grande, Adélio Bispo de Oliveira, preso por esfaquear o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) durante ato político em Juiz de Fora (MG), afirmou se sentir ameaçado por funcionários da unidade penal à qual foi recolhido na cidade mineira. A audiência foi realizada no fim de semana e a transferência para a Capital se deu no domingo (9).

Adélio, durante a audiência, mostrou-se calmo e respondeu às perguntas feitas pela juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho. Representante do MPF (Ministério Público Federal) que participou da audiência apresentou o pedido de transferência do acusado para o sistema federal, que foi reiterado pelos advogados do preso.

O autor foi levado para o Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) de Juiz de Fora onde, em audiência, disse dividir uma cela com mais seis detentos. “Na cela tem seis, sete comigo, em uma cela projetada para dois”, afirmou.

Sobre os demais detentos, disse os ver como “pessoal muito humano”. “Todo mundo no mesmo barco, todo mundo cometeu um delito, um erro, todo mundo se respeita”. Por outro lado, referiu-se a outra pessoa na unidade prisional que, segundo ele, cometeu “muito desacato” e fez ameaças, além de lhe pisar os pés por ter “tentado matar os sonhos dele, o presidente dele”.

Motivação – Na audiência, a qual teria apenas o objetivo de avaliar que medidas seriam tomadas em relação à sua prisão, Adélio foi questionado pelos próprios advogados sobre a motivação do crime, confirmando que o “incidente” ou “imprevisto” que terminou “de forma problemática” foi motivado por discordâncias em relação ao que apregoa Bolsonaro.

“Não saberia nem expressar, mas o fato ocorreu, entendeu? Houve um ferimento, correto? Embora pretendíamos pelo menos dar uma resposta, um susto, alguma coisa dessa natureza, entendeu?”, declarou, reforçando se sentir “literalmente ameaçado” por Bolsonaro. O ataque, confirmou Adélio, foi baseado em questões políticas e religiosas.

“As duas coisas, eu diria, entendeu? Porque eu, como milhões de pessoas, pelo discurso da pessoa referida, eu me sinto ameaçado, como tantos milhões de pessoas como eu exatamente, de que cedo ou tarde vai cumprir o que promete pelo país todo, contra pessoas como eu”, afirmou, sem dar mais detalhes.

Transferência – A juíza questionou Adélio se tinha receio de permanecer no Ceresp. Em resposta, o autor do ataque disse que, “se fosse depender dos internos, não, mas da maior parte dos agentes aquela intimidação continua, provocação. Ainda falam algumas coisas, batem boca, se posicionam politicamente do lado da outra pessoa, entendeu?”.

Ele ainda foi questionado sobre uso de remédios controlados, informando não fazer uso de nenhum no momento, mas que já havia tomado medicamentos do tipo anteriormente. Na sequência, o MPF apresentou o pedido de transferência para o sistema federal, enquanto seus advogados solicitaram que Adélio passe por perícia para constatação de insanidade mental.

Bolsonaro recebeu os primeiros atendimentos após o esfaqueamento na Santa Casa de Juiz de Fora onde, após estabilizado, foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele sofreu ferimentos nos intestinos grosso e delgado, perdendo muito sangue, e recebeu uma bolsa de colostomia. Ele deve passar por novo procedimento cirúrgico.

Diante do ataque, sua estratégia de campanha foi alterada, com o candidato do PSL se concentrando no contato com o eleitorado pelas redes sociais. Seu candidato a vice, o general Alberto Mourão (PRTB), bem como outros apoiadores, devem assumir as mobilizações de rua.

Campo Grande News/ JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens