Sexta-Feira 26/04/2024 19:51

Conselheiro e políticos com e sem mandato são alvos de ação da PF

Estado - Ações Policiais - Operação Vostok


Policiais federais foram até a casa do deputado Zé Teixeira, em Dourados - Crédito: Osvaldo Duarte

Entre os 14 alvos de mandados de prisão preventivas expedidos dentro da Operação Vostok, deflagrada nesta quarta-feira (12/9) em Mato Grosso do Sul, figura conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, políticos com e sem mandato e o filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

As ordens judiciais, de acordo com o STJ (Superior Tribunal de Justiça), são contra o delator da Operação Lama Asfáltica, que implicou o ex-governador André Puccinelli (MDB), Ivanildo da Cunha Miranda, o deputado estadual José Roberto Teixeira, o Zé Teixeira (DEM), ex-deputado Osvane Aparecido Ramos, ex-secretário de Estado de Fazenda e ex-deputado federal Márcio Monteiro, atualmente conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), ex-prefeito de Porto Murtinho Nelson Cintra Ribeiro e o filho do governador, Rodrigo Souza e Silva.

Além deles, José Ricardo Guitti Guimaro, conhecido como ‘Polaco’ e apontado como responsável por intermediar os pagamentos de propina, os empresários João Roberto Baird e Antônio Celso Cortez, também são alvos da força-tarefa.

Elvio Rodrigues, Francisco Carlos Freire de Oliveira, Miltro Rodrigues Pereira, Rubens Massahiro Matsuda e Zelito Alves Ribeiro, fecham a lista dos mandados expedidos pela Justiça. 

A ação foi desencadeada pela Polícia Federal, após investigações sobre suposto esquema de pagamento de propinas de empresa frigorífica em troca de incentivos fiscais ao governo de MS. Os alvos emitiam notas frias para o repasse do dinheiro. 

A estimativa é que o prejuízo causado aos cofres públicos ultrapasse R$ 200 milhões em dois anos. 

Operação

Com base na declaração dos irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos da JBS, as investigações começaram em 2018 e visam combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula do Poder Executivo Estadual. 

Os colaboradores detalharam os procedimentos adotados junto ao governo do Estado para a obtenção de benefícios fiscais - TARE's.

Segundo apurado pela Polícia Federal, do total de créditos tributários auferidos pela empresa dos colaboradores, um percentual de até 30% era revertido em proveito da organização investigada. 

Nos autos do inquérito, foram juntadas cópias das notas fiscais falsas utilizadas para dissimulação desses pagamentos e os respectivos comprovantes de transferências bancárias. 

Vostok

O nome da operação está relacionado a uma estação de pesquisa russa localizada na Antártida onde já foi registrada uma das menores temperaturas do planeta e faz referência às notas fiscais frias utilizadas para a dissimulação dos pagamentos.

Dourados News /PH

Mato Grosso do Sul, Ações Policiais, Operação Vostok

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens