Quinta-Feira 28/03/2024 18:14

MP investiga “descaso” do Município com posto de saúde na Vila Rosa

Ações Públicas - Suspeita de Descaso

Posto da Vila Rosa, em Dourados - Crédito: Vinicios Araújo

Mais uma vez a Secretaria de Saúde entra na mira do Ministério Público para esclarecer suspeita de “descaso” com a qualidade de atendimento e proteção ao patrimônio na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Rosa em Dourados. O procedimento preparatório foi convertido em inquérito civil e teve sua publicação divulgada no edital do MP desta quinta-feira (13).

Tudo começou no ano passado, quando em setembro a situação foi relatada ao Conselho Municipal de Saúde e, por ausência de ações positivas, acabou chegando à Promotoria no mês de outubro daquele ano. 

A denunciante relatou irregularidades no atendimento aos paciente e também na manutenção do patrimônio público. De acordo com as afirmações, havia ausência de médicos na unidade, tendo sido reduzido oito profissionais da equipe. 

No procedimento preparatório anexo ao inquérito criado em fevereiro deste ano, ressalta-se que “a falta de médicos é um problema no local, logo que, o único clínico geral vai apenas duas vezes na semana e a médica nova iria ficar por apenas 30 dias”

“A informação de que a principal dificuldade para o atendimento médico seria a falta de liberação de exames complementares, como ressonância magnética, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassom, por parte da Central de Regulação”, afirma o inquérito.

Além disso, ainda foi identificado descaso ao patrimônio público levando em consideração que em março deste ano, durante visita no local, o Conselho Municipal de Saúde descobriu que o vigia que faz o monitoramento do posto da Vila Rosa estaria trabalhando no esquema “noite sim, noite não”. 

A descoberta se deu após uma ação criminosa em novembro de 2017 terminar com oito computadores e duas televisões furtadas após arrombamento da unidade de saúde. 

Até então as ações seguiam como procedimento preparatório, porém, levando em consideração a consistência dos fatos e o prazo reduzido para arquivamento, decidiu-se converter para inquérito.

“O Ministério Público instaura o presente inquérito civil com o objetivo de colher informações, depoimentos, documentos e outras provas para esclarecimento da verdade, adequação dos fatos à legislação em vigor e eventual imposição das penalidades legais”, afirma o documento. 

Agora, o Município tem 10 dias para apresentar defesa junto ao Ministério Público e esclarecer as alegações denunciadas na Promotoria de Justiça. 

O Dourados News foi ao local na manhã desta quinta-feira (13) e confirmou que apenas três médicos estão atendendo na unidade, sendo, um clínico geral, um pediatra e um ginecologista. 

Além disso, o quadro de vigia continua contando apenas com um profissional tornando o espaço público vulnerável a ações criminosas.

OUTRO LADO

A reportagem buscou contato com a secretaria de saúde para solicitação do posicionamento e também esclarecimentos sobre a ausência de vigilância adequada para proteção do local, porém, até o fechamento desta matéria não obteve retorno. 

Dourados News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens