Segunda-Feira 24/09/2018 17:15

Furacão Florence atinge costa da Carolina do Norte

Mundo - Natureza - Furacão Florence

Mais de 400.000 pessoas estão sem energia elétrica em todo o estado; tempestade provoca fortes ventos, chuvas e inundações

Repórter da CNN anuncia o Furacão Florence tocando o solo dos Estados Unidos em Wilmington, na Carolina do Norte - 14/09/2018 (CNN/Reprodução)

 

 

O olho do furacão Florence atingiu na manhã desta sexta-feira (14) a costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A tempestade tocou o solo próximo da cidade de Wrightsville Beach às 7h15 do horário local (8h15 em Brasília), segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). 

A costa leste do país já sofre com fortes ventos e chuvas, que causam inundações. O furacão de categoria 1 provoca atualmente ventos de até 144 quilômetros por hora e quase 8 centímetros de chuva por hora.

Segundo boletim divulgado pelo NHC, a tempestade se move a 9 km/h em direção ao interior da Carolina do Norte e posteriormente deve atingir o estado da Carolina do Sul.

De acordo com as autoridades locais, mais de 400.000 pessoas estão sem energia elétrica só na Carolina do Norte. O número pode aumentar nas próximas horas, a medida em que a tempestade se desloca.

Um aviso de tornado também foi acionado na região leste da Carolina do Norte. O alerta deve ficar ativo até pelo menos às 17h do horário local deste sexta.

Meteorologistas alertam que algumas regiões da costa da Carolina do Norte e do Sul podem receber mais de 1 metro de chuva. Segundo as previsões, ventos fortes podem empurrar a água do mar e de rios para as cidades, causando grandes danos.

Telhados de casas nas cidades de Morehead City e New Bern foram arrancados pela força dos ventos. Em Jacksonville, mais de 60 pessoas tiveram de deixar um hotel depois que o teto do edifício foi levado pelo vento.

A área de New Bern foi uma das mais atingidas até o momento. Pelo menos 100 pessoas presas em suas casas foram resgatadas, enquanto outras 150 ainda esperam ser retiradas de áreas alagadas, segundo o jornal The Washington Post.

Wilmington, o sudeste da Carolina do Norte, foi atingida por ventos de até 170 km/h, os mais fortes em mais de 50 anos, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS).

Há alertas de risco de inundações ativos para as cidades de Wilmington, Washington, Riverbend e Vanceboro, na Carolina do Norte. Nas últimas horas, moradores observaram o nível das águas de rios e do mar subir ainda mais do que já havia subido nos últimos dias. 

Autoridades dizem que cerca de 1,7 milhão de pessoas nas Carolinas do Sul e do Norte e na Virgínia receberam ordem para deixar suas casas, mas não se sabe quantas cumpriram a determinação.

“O pior da tempestade ainda não chegou, mas essas são advertências para os dias que se seguirão”, alertou o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper. “Sobreviver ao furacão será uma prova de resistência, trabalho em equipe, senso comum e paciência.” Ele solicitou ajuda federal adicional para desastres diante do que qualificou como “danos históricos” em todo o estado.

Brock Long, diretor da Agência Federal de Administração de Emergências (FEMA), advertiu que a população deve levar o furacão a sério, apesar da queda de categoria. Ele destacou que os moradores não devem baixar a guarda porque a velocidade do vento caiu nas últimas horas.

Mais de 1.300 voo foram cancelados em todos os aeroportos da costa leste dos Estados Unidos somente nas primeiras horas desta sexta-feira, segundo a emissora CNN.

Por estar próximo da costa, Florence provoca chuvas torrenciais que devem durar vários horas. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), 4,9 milhões de pessoas devem ser afetadas por chuvas de mais de 250 mm nos próximos quatro dias.

O olho do furacão ainda deve percorrer toda a costa da Carolina do Norte e do Sul antes de deixar os Estados Unidos, segundo as previsões dos meteorologistas. Regiões mais no interior dos estados também devem sentir os efeitos da tempestade, assim como os Estados da Georgia, Tennessee, Alabama, Kentucky, Maryland e Virgínia Ocidental. 

Mais de 4.500 pessoas se instalaram em abrigos na Carolina do Sul. Segundo as autoridades locais, ainda há espaço para mais de 34.000 cidadãos em 64 abrigos. A Carolina do Norte instalou 126 abrigos para cerca de 12.000 pessoas e está tentando abrir mais. 

(Com EFE e AFP)

Veja

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,092
Euro 4,808
Franco suíço 4,245
Yuan 0,595
Iene 0,036
Peso arg. 0,110

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens