Sexta-Feira 26/04/2024 02:55

Nove dias após facada em Bolsonaro, Polícia Federal segue investigando conexões de autor do ataque

Brasil - Geral - Atentado ao Bolsonaro

Policiais também apuram operações financeiras de Adélio Bispo de Oliveira. Foi descoberto que ele usou dinheiro do FGTS, mas não se sabe o motivo – um segundo inquérito deve ser aberto.

(Foto: G1)

Nove dias após o atentado contra o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, a Polícia Federal segue investigando as conexões e operações financeiras de Adélio Bispo de Oliveira, que confessou ter dado a facada.

Policiais descobriram que ele usou dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mas ainda não sabem o motivo. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a PF planeja encerrar até a próxima sexta-feira (21) o relatório da primeira fase de investigação e que, em seguida, pode ser aberto um segundo inquérito.

Bolsonaro sofreu o ataque em 6 de setembro durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Desde então, o presidenciável passou por duas cirurgias e segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para onde foi transferido. O boletim médico divulgado na manhã deste sábado informava que ele "mantém estabilidade clínica e não apresenta complicações".

A polícia divide as informações da investigação em duas linhas. A primeira é a autoria, já confessada por Adélio Bispo, que afirmou ter dado facada em Bolsonaro por motivações políticas e religiosas. Ele está preso e a faca foi apreendida.

A segunda linha são as possíveis conexões dele. É nessa parte que a Polícia Federal ainda precisa avançar. Policiais têm cruzado dados e analisado as possíveis ligações financeiras do agressor.

Investigadores ouvidos pelo Jornal Nacional dizem que "todas as possibilidades estão abertas" e que a única coisa que dá para dizer com segurança - até agora - é que não há indício concreto da participação de terceiros no crime.

Adélio Bispo foi indiciado por descumprir a lei de segurança nacional, que prevê pena em caso de "atentado pessoal por inconformismo político".

Veja os pontos da investigação até agora:

- Peritos analisam a quebra de sigilo de dados de quatro celulares, três chips e um notebook de Adélio Bispo.

 - A PF já fez buscas em uma lan house de Juiz de Fora, onde o agressor esteve, e levou seis computadores usados por ele.

- O objetivo é saber com quem ele falou ou trocou mensagens antes do ataque.

- A Justiça negou a realização de exame de sanidade mental no agressor. Investigadores dizem que nada indica, até agora, que ele tenha algum problema psiquiátrico que o impeça de ter compreensão sobre o que fez.

- A PF encontrou com o agressor um cartão de crédito internacional e descobriu transferências bancárias dele usando dinheiro do FGTS.

Inquérito

Inquéritos que envolvem investigados presos devem ser concluídos em 15 dias. O ministro da Segurança Pública disse que a Polícia Federal tem sido "extremamente célere".

“A PF está sendo extremamente célere e temos a expectativa de cumprir os 15 dias de prazo para a entrega de, pelo menos, a primeira das investigações, exatamente da autoria, materialidade do atentado sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro”, disse.

Segundo ele, o segundo inquérito, se aberto, irá focar nas circunstâncias do crime para "não deixar nenhuma dúvida" da motivação ou se teve algum coautor.

“Essa segunda investigação, vindo a ocorrer, ela dar-se ia sobre todas as outras circunstâncias, pistas, todas as possibilidades que envolvam qualquer tipo de coautoria no caso da agressão de Jair Bolsonaro, de forma a não deixar nenhuma dúvida, nenhuma possibilidade examinada, verificada e comprovada sua autenticidade e colocada ao crivo de toda opinião pública e da mídia do Brasil”, afirmou.

 

 

 

G1

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens