Sábado 20/04/2024 00:54

Classificado, Brasil passa sufoco, mas vence o Canadá e ganha fôlego no Mundial

Mundo - Esporte - Vôlei

Brasil celebra vitória e fôlego no Mundial masculino de vôlei — Foto: Divulgação/FIVB

 

Teve tensão do início ao fim, confusão no segundo set, bronca com a arbitragem... Mas, ufa! O Brasil venceu o Canadá e respirou no Mundial masculino de vôlei. Em grande partida de Wallace e Douglas Souza, a seleção segurou o ímpeto do time do técnico Stéphane Antiga e cravou 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 19/25, 25/23 e 25/18. A seleção já estava classificada ao entrar em quadra graças à vitória da Holanda sobre o Egito, mas agora subiu para terceiro posto e manteve possibilidades de terminar a primeira fase na liderança do Grupo B.

Wallace foi o maior pontuador da partida, com 23 acertos. Douglas, que costuma ter função mais defensiva, também foi muito efetivo, com 15 pontos, sendo 12 em ataques e três aces. Pelo lado canadense, Perrin deu trabalho, com 18 pontos.

As duas equipes voltam à quadra nesta terça-feira para a definição da classificação final da primeira fase. O Brasil enfrenta a lanterna China às 11h, enquanto a França encara o Canadá às 14h30 (horários de Brasília). O SporTV2 transmite a partida da seleção, com o pré-jogo começando meia hora antes. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

O Brasil entrou em quadra já classificado para a segunda fase graças à vitória da Holanda sobre o Egito, mais cedo. Mas, ainda na quarta colocação, precisava vencer para seguir com possibilidades de assumir a liderança do Grupo B. Para tal, Renan optou por duas mudanças na escalação titular em relação à derrota para a Holanda. Começou com Lipe e Maurício Souza nas vagas de Kadu e Isac, mudanças que havia feito ao longo da partida contra os holandeses.

O Canadá começou apostando em jogadas pelo meio, com Vigrass tendo sucesso tanto nos ataques rápidos quanto no bloqueio sobre Lucão. O Canadá abriu dois de vantagem em saque de Bruninho para fora, mas virada veio em excelente serviço de Wallace. Mais eficiente do Brasil na parcial, cravou 14 a 12 e fez Antiga pedir tempo – foram quatro pontos seguidos do Brasil. O Canadá voltou a igualar em 15 pontos, mas Lipe levou o Brasil à frente na segunda parada técnica.

Foi do ponteiro o lance mais bonito do primeiro set. Fingiu que ia atacar numa bola de segunda, mas levantou em suspensão para ponto de Douglas. O Canadá voltou a liderar em ataque de Perrin, mas Douglas recolocou a seleção na ponta em 22 a 21. Com Lucão muito bem no saque, o Brasil alargou a margem. Até desperdiçou um set point, mas fechou em condução do oposto Vernon: 25/22.

O Brasil começou a segunda parcial abrindo 2 a 0, com Douglas explorando bem o bloqueio adversário. Em saque de Hoag o Canadá chegou à virada. Quando o levantador Blankenau virou uma bola espirrada na rede, houve uma confusão. Lipe se desentendeu com Perrín e colocou a mão no pescoço do adversário. Depois de muita discussão junto à rede, o árbitro deu cartão amarelo para os dois jogadores. Quando a margem chegou a três pontos, Renan parou o jogo.

O jogo seguiu parelho, e Bruninho levou ao empate em 13 pontos com bola de segunda. Mas o bom serviço de Perrin levou o Canadá a dois de vantagem na segunda parada técnica. A margem chegou a quatro (20 a 16) após ace de Blankenau e ataque para fora de Lucão, e Renan pediu tempo mais uma vez. Isac entrou na vaga de Lucão e chegou pontuando, mas Perrin seguiu impossível, explorando o bloqueio com eficiência. Hoag, numa diagonal curta, selou o empate: 25/19.

O Canadá teve a dianteira no início do terceiro set em bloqueio de Vandoorn sobre Wallace, mas dois erros seguidos permitiram que o Brasil chegasse à primeira parada técnica com dois pontos de vantagem. Em ponto de bloqueio de Maurício, o primeiro da seleção no jogo, a margem chegou a três (15 a 12), e Antiga parou o jogo.

O Canadá igualou em 16 pontos em disputa na rede entre Vigrass e Bruninho, mas o Brasil voltou a abrir três pontos em boa sequência de Douglas. Antiga pediu tempo outra vez e arrancou outro empate (19 a 19) em bloqueio de Vernon sobre Douglas. Foi a vez de Renan parar a partida. Wallace deu fôlego ao Brasil, mas erros de saque de ambos os lados mantiveram a margem apertada até Maurício fechar pelo meio: 25/23.

Logo no início do quarto set o Brasil teve motivos para reclamar. Renan pediu desafio, mas a arbitragem analisou o lance errado - a CBV, posteriormente, anunciou que fará um protesto formal. As queixas do técnico brasileiro foram ignoradas, e o Canadá abriu 3 a 1. A resposta veio na bola. Pelas mãos de Douglas, que cravou um belíssimo ace, a seleção viu e abriu dois de vantagem. A margem chegou a quatro e, mais leve, a seleção viu o jogo fluir a seu favor. Wallace sobrou com categoria no ataque e também pontuou no bloqueio. O Canadá ainda salvou um match point, mas Wallace fechou a noite de gala: 25/18.

Globo Esporte/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens