Sexta-Feira 26/04/2024 06:00

Rosamaria Murtinho mostra bastidores de musical e fala de sua relação com a arte

Brasil - Geral - Famosos

Aos 82 anos, atriz estrela o espetáculo 'Isaura Garcia – O Musical' e confessa: 'Fico pensando como uma pessoa da minha idade ainda tem energia para o palco'.

Foto: Artur Meninea/Gshow

Rosamaria Murtinho chega ao teatro, cumprimenta a equipe e logo vai para o camarim começar a se aprontar para entrar em cena. Em cartaz no Rio de Janeiro com o espetáculo 'Isaura Garcia – O Musical', a atriz de 82 anos mostra que ainda tem energia de sobra para os palcos. Durante mais de duas horas, conversa com o público, se emociona e solta a voz na pele de uma das maiores estrelas da era do rádio no país. Em meio aos preparativos para mais um dia de apresentação, ela recebe o Gshow e revisita a carreira em uma conversa sobre teatro, sonhos, frustrações e a importância da arte em sua vida.

"Fico pensando como uma pessoa da minha idade ainda tem energia para o palco... porque é ao vivo, o público está lá nos assistindo. Eu não teria uma receita para isso, talvez a responsabilidade e o papel me façam ir para a cena e representar"

O teatro entrou na vida de Rosamaria por acaso, ainda na adolescência. "Foi de brincadeira. Meu irmão fundou um grupo amador e eu tinha ido viajar, estudar fora. Quando voltei, já tinha o grupo e uma das moças ficou doente. Então o Paulo Francis, que também fazia parte, falou: 'Murtinho, nós vamos estrear daqui a dez dias. Se não tiver ninguém, bota a sua irmã mesmo'. Fui e nunca mais saí. Você vê, que audácia do Paulo Francis, a culpa é dele!", diverte-se a atriz, ao lembrar do renomado escritor e diretor.

Ela conta que gostaria de ter sido bailarina, mas teve que mudar os planos após um problema no menisco. "Aí fiquei representando, era convite para cá, convite para lá... e nunca mais saí da profissão", lembra a atriz que, já nos tempos de balé, era elogiada pela bela voz. "Quando era mocinha, eu cantava com uma voz muito bonita. Todo mundo falava: 'Ah, essa menina vai ser cantora', mas nunca liguei, nunca estudei nem nada".

Rosamaria – ou Dona Rosinha, como é carinhosamente chamada por todos da equipe – só descobriu que podia cantar quando estrelou seu primeiro musical, 'O Abre Alas', em 1998, que contava a trajetória de Chiquinha Gonzaga. "Não sou uma cantora, sou uma atriz que canta, o que é diferente. A Chiquinha Gonzaga era uma maestrina, mas como era um musical, ela cantava, e foi aí que eu comecei a cantar também", recorda a atriz que, nos últimos anos, dedicou-se a aprimorar sua técnica vocal.

"Já há algum tempo, comecei a fazer aula de canto. Tudo isso foi me aprimorando e acho que, agora, mais velha, estou cantando melhor do que quando comecei"

A relação de Rosamaria com Isaura Garcia, aliás, vem de longa data. Há quinze anos, ela deu vida à cantora pela primeira vez nos palcos. "Neste primeiro espetáculo, eu a interpretava em todas as idades, desde menina até morrer. Era uma loucura! Fico pensando: 'Meu Deus, como fiz isso?'. Trocava de roupa 23 vezes, cantava 22 músicas. Ainda mais eu, que não sou cantora. Isso é coisa de maluco", lembra.

Agora, quando a morte de Isaurinha completa 25 anos, veio o convite para interpretar a cantora mais uma vez. "Eu falei: 'Tudo bem, mas agora só faço a velha'", diverte-se a atriz sobre a proposta de Rick Garcia, neto de Isaura e um dos diretores artísticos do espetáculo, ao lado de Klebber Toledo.

Na nova montagem, Rosamaria divide o papel com Kiara Sasso e Soraya Ravenle – "são duas atrizes maravilhosas", diz. Ainda assim, para aguentar o ritmo de apresentações do musical, tem uma rotina regrada. "Descanso mais e, nos dias de espetáculo, depois de 13h não falo mais ao telefone. Depois das 16h, já não converso muito, para poupar a voz", conta ela, que ainda faz exercícios vocais como preparação para entrar em cena.

Supersticiosa, a atriz também tem uma série de rituais antes de pisar no palco. "Tenho até vergonha de contar", diz, encabulada, e completa: "Faço o sinal da cruz, bato na madeira e falo 'merda', porque essa palavra no teatro dá sorte", explica. "Sempre faço essas três coisas absolutamente antagônicas. Não há possibilidade de não fazer".

Totalmente imersa na história de vida de Isaurinha, Rosamaria destaca a força da cantora que brilhou no rádio na década de 1940. "Ela era engraçada e fazia o que bem entendia. Era uma mulher livre, muito à frente do seu tempo", opina.

"Hoje em dia, estamos lutando tanto pela liberdade das mulheres, pela igualdade de salários e de direitos, e a Isaura Garcia era tão livre que nem ligava para isso, pouco se importava com o que pensassem dela"

Com mais de 60 anos de carreira, a atriz conta que, até hoje, o que lhe dá mais satisfação é estudar sobre cada papel que interpreta. "O que me dá muito prazer é descobrir a personagem: quem ela era? Quais as pessoas que gravitavam em torno dela? Como era a sua mãe? E o seu pai? Quem era amiga dela?", enumera.

"Essa descoberta que faz com que você enriqueça o personagem, para mim, é fascinante. A procura do personagem, acho talvez mais interessante do que estar me exibindo".

Gshow

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens