Quarta-Feira 01/05/2024 18:02

Com protesto de estudantes, UFMS decide sobre fechamento de 9 cursos

Estado - Educação - Fechamento de Cursos


Estudantes se mobilizaram contra a possibilidade de a UFMS fechar cursos no Estado. (Foto: Kísie Ainoã)

Estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizam protesto durante a reunião do Conselho Universitário na tarde desta quinta-feira (20), na presença do reitor Marcelo Turine no Centro de Formação de Professores da instituição em Campo Grande, que discute a possibilidade de fechamento de nove cursos superiores da instituição. Representantes de alunos e docentes se mobilizam para evitar a suspensão dos vestibulares e apontam que tal medida foi tomada em caráter unilateral, caso do curso de Ciências da Computação do campus de Ponta Porã –a 323 km da Capital.

Também estão sob ameaça, segundo informações do Sista (sindicato que reúne servidores da UFMS) os cursos de Gestão Financeira (Tecnológico) no campus de Nova Andradina; Licenciatura em Letras (Habilitação em Português e Literatura) nos campi de Aquidauana e Três Lagoas; Licenciatura em História em Coxim; Bacharelado em Turismo em Aquidauana; e os cursos tecnológicos de Eletrotécnica Industrial, Construção de Edifícios e Saneamento Ambiental, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia em Campo Grande.

Resolução publicada em 4 de setembro prevê a suspensão da entrada de novos alunos no Curso de Ciências da Computação, conforme disse o estudante Fernando Akiito, presidente do Diretório Acadêmico da UFMS de Ponta Porã. Segundo ele, a justificativa para o encerramento do curso seria as baixas demanda e permanência de estudantes.

Fernando afirma que alunos do curso e de outros da UFMS na fronteira, assim como professores e servidores do campus, trabalham na divulgação do curso para tentar reverter a situação. “Ainda não deu tempo de colocar em prática e ter um resultado. Precisamos esperar 2019 para ver se essas ações estão tendo resultado”, afirmou.

Mobilização – Entre os estudantes, a reclamação é de que a medida teria sido tomada por uma “canetada”, de forma unilateral, sem votação ou envolvimento do conselho da universidade. Só de Ponta Porã, 35 pessoas vieram participar da reunião, incluindo representantes dos cursos de Matemática, Pedagogia e Sistemas da Informação. “Outros cursos do campus abraçaram a causa porque, assim como acontece com o de Ciências da Computação, outros podem ser afetados futuramente”, disse o presidente do diretório.

No segundo semestre do curso de Ciências da Computação, Jefferson Moraes Dutra, 17, disse que os alunos foram surpreendidos com a resolução que suspendeu os novos vestibulares, justamente porque vinham sendo tomadas medidas para se tentar manter o curso. Natural do Rio de Janeiro, ele afirma que, nessa situação, poderia pedir transferência para outra instituição melhor estruturada, “já que o campus de Ponta Porã não tem refeitório ou dormitório. Mas como comecei ali, quero contribuir para que o curso continue. A gente sempre quer ver novos cursos sendo criados, não que acabem com um”.

Os estudantes e servidores da UFMS prometem realizar um ato no local, caso os cursos sejam, de fato suspensos. No caso de Ponta Porã, houve aprovação do Ministério da Educação no fim de 2017 para instalação do curso de Medicina, faltando agora tratativas com a prefeitura envolvendo o local da nova faculdade.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,196
Euro 5,566
Franco suíço 5,671
Yuan 0,718
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens