Quarta-Feira 24/04/2024 20:46

A tática de Toffoli

Brasil - Ponto de Vista - Comportamento

 


POLÊMICA Depois do tenso período de Cármen Lúcia, Toffoli quer evitar temas polêmicos na sua gestão (Crédito:Divulgação)

 

 *Por Rudolfo Lago

Inicialmente, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Antônio Dias Toffoli, ventilava a hipótese de retomar a discussão sobre a possibilidade de prisão em segunda instância em algum momento do ano que vem. Agora, já há quem avalie na Suprema Corte que nem isso ele irá fazer. O que se comenta é que o tema esfriou depois da saída do ex-presidente Lula da disputa eleitoral. Concluídas as eleições e empossado o novo presidente, o tema deixará de ser tão candente. Além disso, uma possível revisão do entendimento do Supremo logo após a eleição sem Lula poderia dar mais munição ao PT para que encampe a tese de que a Justiça atuou politicamente para tirar o ex-presidente da disputa. Tudo o que Toffoli deseja é evitar polêmica e baixar a temperatura.

Sem pressão

O que se comenta nos corredores do STF é que Toffoli conta com uma pressão menor em torno da discussão do tema a partir
do início do novo governo. A verdade é que a prisão em 2ª instância foi possível a maior parte do tempo. O STF mudou esse entendimento em 2009 e retomou à posição anterior na última vez em que se debruçou sobre o tema.

Alternativa

Nesse último julgamento, em outubro de 2016, Toffoli ficou numa posição intermediária entre a segunda instância e o trânsito completo em julgado (o esgotamento de todos os recursos). Ele propôs que a prisão se desse após julgamento em terceira instância. No caso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Acabou sendo derrotado na sua proposta.

Rápidas

* Pelo menos na Justiça, a batalha dura tem sido entre o PSL de Jair Bolsonaro e o PSDB de Geraldo Alckmin. Do início da campanha até terça-feira 18, o PSL apresentou 14 representações contra os tucanos na Justiça.

* Trata-se de pedidos de direito de resposta, o que mostra que as ações foram reações a ataques feitos pela campanha de Alckmin contra Bolsonaro. Nas ações, o PSL alega que o PSDB estaria distorcendo falas de seu candidato nas propagandas eleitorais.

* As propagandas do PSDB lembravam falas feitas por Bolsonaro atacando as mulheres, o maior ponto fraco do candidato do PSL. O partido alega que essas falas foram usadas na propaganda tucana fora de contexto.

* Um direito de resposta foi concedido pelo TSE a Jair Bolsonaro. Os demais foram negados. Esta semana, o PSDB decidiu que os ataques a Bolsonaro vão prosseguir, como forma de chegar ao segundo turno.

Gleisi desce

Dentro do PT, o crescimento de Fernando Haddad diminui o poder de influência da presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Ela reagiu enquanto pode à confirmação do nome do ex-prefeito de São Paulo como a opção ao ex-presidente Lula. Derrotada internamente, ela vê crescer agora a influência da ala paulista do partido, como seu antecessor, Rui Falcão.

Retrato falado

Ao indeferir pedidos da defesa de Lula, que se encontra preso em Curitiba, que pediam que ele deixasse de ser o responsável por duas ações penais, o juiz Sergio Moro declarou que os advogados insistem na falsa ideia de que ele persegue o ex-presidente em vez de trabalhar no esclarecimento dos fatos. As ações que seguirão com Moro referem-se à reforma do sítio de Atibaia e à compra de um terreno para a construção de sede para o Instituto Lula.

Portos e ferrovias

Apesar da crise, o governo federal tem trabalhado para acelerar projetos na área de infraestrutura em modelo de parceria com a iniciativa privada. Uma das medidas tomadas nesse sentido é a antecipação das prorrogações de concessões de ferrovias.
A iniciativa foi elogiada pela Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), que representa 67% da movimentação de cargas no país. A ATP participou dos debates que levaram à antecipação. A associação entre portos e ferrovias é importante para o setor. Uma das empresas ligadas à associação é a Vale, que trabalha com os dois modais de transportes. Para
a ATP, investir em ferrovias é fundamental para corrigir a matriz logística de transportes do país.

Toma lá dá cá

O PSB chegou a ser apontado como solução com Joaquim Barbosa. Depois, resolveu ficar neutro. E agora, o que fará o PSB?

Nossa posição não significa neutralidade. Indicamos que tanto os candidatos a governador, como as seções estaduais do partido, devem apoiar candidatos de centro- esquerda e de esquerda. O partido apóia Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Como será se tiver que escolher entre os dois?
No tocante ao segundo turno, não vamos falar agora. Quando tivermos o resultado do primeiro (turno), adotaremos a nossa posição em relação ao segundo turno.

Bolsonaro em nenhuma hipótese?
Em nenhuma hipótese. Expulsamos o prefeito catarinense de Chapecó (Luciano Buligon) por ter dado apoio a ele.

Portos e ferrovias

Apesar da crise, o governo federal tem trabalhado para acelerar projetos na área de infraestrutura em modelo de parceria com a iniciativa privada. Uma das medidas tomadas nesse sentido é a antecipação das prorrogações de concessões de ferrovias.
A iniciativa foi elogiada pela Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), que representa 67% da movimentação de cargas no país. A ATP participou dos debates que levaram à antecipação. A associação entre portos e ferrovias é importante para o setor. Uma das empresas ligadas à associação é a Vale, que trabalha com os dois modais de transportes. Para
a ATP, investir em ferrovias é fundamental para corrigir a matriz logística de transportes do país.

Benefícios

“Defendemos que se ampliem os investimentos em ferrovias e na infraestrutura de transportes. Essas medidas trazem benefícios para a economia e, em consequência, para toda a sociedade brasileira”, disse à ISTOÉ Murillo Barbosa, presidente da ATP, Murillo Barbosa.

O Novo marca

Apesar de estar na disputa pela primeira vez, é o Partido Novo quem se destacou na marcação quanto ao uso indevido da imagem do ex-presidente Lula na propaganda eleitoral do PT. Até o momento, o partido presidido por João Amoêdo ingressou com oito representações contra o PT na Justiça Eleitoral. Foi o partido que mais atuou nesse sentido.

Quatro vitórias

Em quatro ações, o Novo foi vitorioso e conseguiu limitar o uso da imagem de Lula no programa eleitoral. Em duas, não houve resolução de mérito. Na ação mais recente, contra o candidato Fernando Haddad, o partido questionou o slogan “Lula é Haddad”. Nesse caso, porém, o TSE não enxergou irregularidades nas peças de campanha.

Mens sana…

Enquanto corre solta a mais tensa e imprevisível eleição da história do país, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, que chegou a ser cogitado como solução, na condição de candidato do PSB à presidência, despreocupadamente foi visto fazendo ginástica numa popular academia de Brasília, em plena tarde da terça-feira 18.

 

* Rudolfo Lago é diretor da sucursal de Brasília da IstoÉ

Istoé/ JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens