Quinta-Feira 25/04/2024 10:05

Análise da CNM trata de notificação a Municípios para o cumprimento da política nacional de resíduos

Brasil - Ações Públicas - Áreas Técnicas de Saneamento e Consórcio

Foto: Divulgação 

As áreas técnicas de Saneamento e de Consórcios da Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveram uma análise técnica sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Apesar de o material ter sido direcionado a caso específico da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (MT), as informações são úteis a outros Municípios. O documento expressa problemática enfrentada em diversas localidades: governos locais cobrados e punidos pelo não cumprimento de normas, quando os próprios Estados não conseguem fazer sua parte.

A PNRS foi criada pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010. A norma também instituiu o Comitê Interministerial da Política e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa. A legislação trouxe ainda obrigações aos Municípios, mas também à União, Estados, setor empresarial e sociedade. Diante desse esclarecimento, a análise técnica trata da notificação estadual para adequação da destinação final dos resíduos sólidos, e ressalta que a demanda exige a cooperação de todos os Entes federados.

O caso foi o seguinte: um ofício da Coordenação de Políticas e Licenciamento de Resíduos Sólidos (CPLRS) e da Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis) – vinculadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso – notificou as Prefeituras do Estado e os consórcios públicos em relação às atividades relacionadas à gestão dos resíduos sólidos urbanos. Ignorando completamente as obrigatoriedades que, segundo a mesma norma, devem ser cumpridas pelo governo de MT.

Nesse cenário, a CNM destaca as obrigações atribuídas aos governos estaduais, pelo artigo 11 da lei, dos quais se destacam: promover a integração da organização, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum relacionadas à gestão dos resíduos sólidos nas regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões; e controlar e fiscalizar as atividades dos geradores sujeitas a licenciamento ambiental pelo órgão estadual do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

prefeitura Patu Divulgacao“O Estado deve apoiar e priorizar as iniciativas dos Municípios de soluções consorciadas ou compartilhadas entre dois ou mais Municípios”, alerta o documento. A CNM reforça que os governos locais estão buscando meios para elaborar e implementar os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, construir e operar aterros sanitários, estudar opções por soluções consorciadas, implantarem a coleta seletiva com a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, estruturar sistemas de logística reversa, fazer compostagem dos resíduos orgânicos.

Essas ações mencionadas, e diversas outras, apresentam grande avanço, uma vez que não são fáceis de serem executadas com recursos técnicos e financeiros escassos e com pouco apoio da União e dos Estados. “Fato é que com o baixo apoio dos governos federal e estaduais, os Municípios estão empreendendo esforço isolado para cumprir uma legislação que, em tese, deveria ser implementada de maneira sincronizada e auxiliada por todos os Entes da Federação”, ressalta ainda a entidade, por meio do documento.

Nas nove páginas de fundamentação técnica, a CNM aponta ainda para a importância da integração entre todos os Entes para cumprir plenamente a PNRS; e o reflexo da administração estadual de resíduos sólidos de Mato Grosso na gestão de resíduos sólidos municipais. Também informou que, em 2018, a Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou avaliação da execução da Política Nacional de Resíduos. Essa mostrou que o Estado não cumpriu a meta de aprovação e publicação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Essa deveria ter sido atendida desde 2012.

Por fim, a Confederação aponta para a incoerência do governo estadual de exigir o cumprimento dos Municípios, sem que ele mesmo tenha conseguido atender à legislação. Para a entidade municipalista, o Estado deve atuar junto com os Municípios e os consórcios públicos em busca de solução conjunta. O presidente da CNM, Glademir Aroldi, reforça: “os governos locais enfrentam diversos desafios para erradicar os lixões e o principal deles é a falta de recursos. São necessários R$ 11,4 bilhões para criar projetos que destinem todos os rejeitos a aterros sanitários”.

“Como os Municípios vão produzir seus projetos se os Estados e a União não fizeram os seus? Temos que nos basear no que é criado por estas esferas de poder”, apontou. Ele destaca que “os aterros sanitários são métodos de alto custo e complexidade técnica, cuja viabilidade econômica só é possível quando atendem a pelo menos 100 mil habitantes. Mais de 90% das cidades brasileiras são menores do que isso e têm dificuldades financeiras para firmar consórcios”. Ele lembra ainda que os consórcios representam uma solução, principalmente, para os pequenos Municípios.

Portal CNM

Análise da CNM, Trata de notificação, Ações Públicas, Cumprimento de política nacional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens