Quinta-Feira 25/04/2024 15:34

Cúpula da máfia do cigarro está em presídio cheio e com pouca segurança

Polícia - Operação Nepsis


Presos na Operação Nepsis sendo levados do presídio em Ponta Porã para audiência de custódia, na segunda (Foto: Arquivo)

Ângelo Guimarães Ballerini, o Alemão, o chefão da quadrilha de contrabandistas de cigarro desmantelada sábado (22) pela Operação Nepsis, da Polícia Federal e da PRF (Polícia Rodoviária Federal), está recolhido em um presídio superlotado e com pouca segurança.

Essa é a situação do Estabelecimento Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. São pelo menos 600 ocupando espaço destinado a 300 presos, baixo efetivo de agentes penitenciários para cuidar dos internos e pouca vigilância externa.

No local, além de Alemão, preso em um resort de alto padrão de Maceió (AL) horas antes do casamento, estão outros três líderes da quadrilha, o irmão dele conhecido como Lupa, Valdenir Pereira dos Santos, o “Perna”, e um quarto “cabeça” do esquema, não identificado, já que a PF não divulgou os nomes dos presos.

Também estão no presídio de Ponta Porã outros 15 alvos da Operação Nepsis. Presos no sábado, todos foram levados inicialmente para a sede da Polícia Federal em Dourados e depois transferidos para o presídio da fronteira.

Preocupação – O Campo Grande News apurou que a presença da cúpula da máfia do cigarro no presídio de Ponta Porã gerou revolta e muita reclamação, principalmente de agentes penitenciários que trabalham na unidade e seus familiares.

“Por que os cigarreiros foram transferidos para o presídio de Ponta Porã? Por que não foram levados para um presídio de segurança máxima ou até mesmo para o presídio federal?”, questiona uma fonte ouvida pela reportagem que pediu para não ter o nome divulgado temendo represálias.

“Aqui é vulnerável, estamos do lado da fronteira com o Paraguai. Falta efetivo e cada turno tem apenas um policial militar para fazer a vigilância externa”, afirmou o reclamante. “Até nas ruas falta policiamento”, disse o morador.

Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, a cidade gêmea que fica do lado paraguaio, enfrentam uma onda de violência com dezenas de assassinatos nos últimos meses. A região é base de várias facções criminosas que lutam pelo controle do tráfico de drogas e de armas.

Agepen – Procurada para falar sobre o caso, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) enviou nota através da assessoria de imprensa:

“Conforme a Diretoria de Operações da Agepen, os presos estão na Unidade Penal Ricardo Brandão devido ao mandado de prisão ser de Ponta Porã. A diretoria está realizando a análise de perfil para definir se serão necessárias remoções, apreciação que conta também com parecer da direção do presídio”.

“Hóspedes” – Na segunda-feira (24), sete dos 32 presos na Operação Nepsis passaram por audiência de custódia na Justiça Federal em Ponta Porã. Após duas horas de audiência de custódia, todos foram levados de volta pela Polícia Federal para a unidade penal.

Ao Campo Grande News, o advogado José Augusto Marcondes de Moura Junior, que defende Ângelo Ballerini o irmão dele e Valdenir dos Santos, disse que a audiência foi apenas para a Justiça saber se os direitos dos acusados estavam sendo respeitados.

Foragidos – Dos 43 contrabandistas de cigarros alvos da Nepsis, 11 ainda não foram localizados. Um deles é Carlos Alexandre Gouveia. As equipes continuam em diligências para localizar os suspeitos, segundo a PF.

A reportagem apurou que dos 32 presos, oito foram por mandado de prisão temporária, válida por cinco dias, mas que pode ser prorrogado por mais cinco dias.

Entre esses oito estão os seis policiais rodoviários federais lotados em Bataguassu, acusados fazer parte da quadrilha. Se a prisão temporária não for prorrogada, o prazo vence hoje. O inquérito está em segredo de justiça.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens