Terça-Feira 23/04/2024 07:53

Mutirão carcerário mantém 89% das prisões preventivas no Estado

Estado - Geral - Mutirão Carcerário


Fórum da Capital; Mutirão Carcerário realizado pelo Judiciário estadual analisou mais de 11 mil processos de detentos, sendo 1,7 mil relativos a prisões provisórias. (Foto: Arquivo)

Em 1.796 processos sobre presos provisórios em Mato Grosso do Sul, reanalisados durante o mutirão carcerário de 2018, 1.604 resultaram na manutenção das detenções, ou 89% desse total. A informação foi divulgada pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), responsável pelo cumprimento local do esforço de iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Ao longo de um mês –entre 15 de agosto e 14 de setembro–, sete magistrados do Estado analisaram 11.575 processos de presos, com o relatório final cabendo à Covep (Coordenadoria das Varas de Execução Penal).

A taxa de manutenção de presos provisórios neste ano foi superior à do Mutirão Carcerário de 2017, que representou manutenção de 85% das prisões. Coordenador do mutirão e juiz da Vara de Justiça Militar Estadual em Campo Grande, Alexandre Antunes da Silva destacou que o alto volume de prisões mantidas se deve à grande massa carcerária local, vinculada a crimes como tráfico de drogas –e que leva juízes a atuarem para a correta aplicação das penas e com celeridade.

“Nós temos varas especializadas na execução penal na Capital e, em Dourados, uma vara com esta competência. Também foi criada a Execução Penal do interior e o Judiciário de Mato Grosso do Sul conta com a Central de Processamento Eletrônico, que acelera o andamento dos feitos. Tudo isto mantém a regularidade na tramitação processual e dá a certeza ao apenado que seus direitos estão assegurados e que a pena será cumprida conforme a condenação e a lei”, explicou.

Custódia – Antunes da Silva ainda lembra que Mato Grosso do Sul cumpre com efetividade as chamadas audiências de custódia, que avaliam a manutenção de prisões e, segundo ele, não dão margem para revisões.

“Em recente correição do Conselho Nacional de Justiça, não houve nenhuma anotação ou determinação de melhorias para a 1ª Vara de Execuções Penais da Capital justamente porque o trabalho é permanente”, disse.

O relatório da Covep apontou, ainda, que seis mil processos estão em regular cumprimento de pena; sendo concedidos mais de dois mil benefícios a apenados que preenchiam benefícios legais. Entre as benesses estão a remição (quitação da obrigação) e comutação (abrandamento) das penas, progressões de regimes, livramento condicional, extinção de punibilidade com ou sem soltura, indulto, saída temporária e conversão em pena restritiva de privativa de liberdade em restritiva de direitos, entre outras.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens