Terça-Feira 23/04/2024 09:03

"Mais forte do que nunca", Hamilton revela ambição de se tornar empresário

Mundo - Esporte - Fórmula 1

Em entrevista ao GloboEsporte.com, piloto britânico da Mercedes fez as vezes de dirigente e deu pitacos nas regras da categoria, em Sochi, na Rússia

 

Lewis Hamilton no GP da Rússia de 2018 — Foto: Clive Mason/Getty Images

 

Quem viu Lewis Hamilton de perto nesta quinta-feira no luxuoso motorhome da Mercedes, no Circuito de Sochi, na Rússia, poderia pensar tudo a seu respeito, menos que neste fim de semana disputa uma etapa do campeonato, 16ª do calendário, potencialmente decisiva quanto a poder deixar mais claro quem será campeão do mundo. Ele ou seu adversário, Sebastian Vettel, da Ferrari.

A expressão corporal, movimentos lentos, o ritmo da voz, pausado, a atenção às perguntas e a postura autoconfiante definem um ser humano consciente da sua capacidade e altamente em paz consigo próprio. A performance impressionante nas pistas e a liderança do mundial sugerem ser decorrência desse estado de espírito elevado e não essa tranquilidade toda ser o resultado da importante vantagem na classificação. Esta foi construída pela harmonia e equilíbrio descritos.

- Você acredita que nunca esteve tão forte como agora?

- Sem dúvida, estou mais sadio, mais feliz, mais forte do que nunca. A reposta é sim.

Como se vê, Vettel enfrentará um concorrente muito bem preparado já a partir dos primeiros treinos livres, nesta sexta-feira, às 5 horas, horário de Brasília. Mas não é novidade para o piloto alemão. A solidez de Hamilton nesta temporada é conhecida de Vettel. Explica, até mesmo, o alto percentual de seus erros, considerando-se que, como o piloto da Mercedes, já venceu quatro vezes o campeonato.

Normalmente, nessas condições, de luta intensa, os concorrentes costumam administrar suas declarações. Menos é, literalmente, mais. Quanto menos o adversário souber a seu respeito, melhor, menor a chance de explorar algo capaz de ajudá-lo na competição. Hamilton, no entanto, parece não se importar muito com essas ideias.

- Há sempre uma maneira de fazermos as coisas e é duro para nós mudarmos, pois foi dessa forma que aprendemos. A mecânica de trabalho com os engenheiros, por exemplo, é bastante similar. Mas quebrar padrões, moldes, desafiá-los... bem, vivo por isso. Sou um “pé no saco” dos meus engenheiros. Estou sempre colocando coisas novas, como falei, desafiando-os, mesmo se estou errado. Pergunto, pergunto. Gosto de pensar. Tem tido um impacto nas diretrizes do desenvolvimento do carro e como compreendemos, também, o uso dos pneus.

Desta vez, sem problemas

De repente, Hamilton emite sinais de estar gostando de falar de si próprio. Aproveita a oportunidade de abordar a receita distinta de trabalhar este ano, mais instigante quanto às soluções propostas pelo grupo técnico, para afirmar que não deverá ter os sérios problemas de superaquecimentos dos pneus evidenciados no ano passado. Sem ritmo, largou em quarto e recebeu a bandeirada em quarto, a 36 segundos do vencedor.

Tudo bem se quem estava no pódio celebrando a vitória não fosse o companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, quase imune às dificuldades com a temperatura dos pneus no Circuito de Sochi. O GP da Rússia, em 2017, foi o quarto do calendário, dia 30 de abril, e não o 16º, como agora.

- Eu tenho certeza de que este ano estaremos em uma posição melhor que a de 2017 para compreender como melhor explorar os pneus. Nosso conhecimento de como desfrutá-los é, de longe, muito maior do que quando passamos por aqui no ano passado. Mesmo sabendo que ainda é um desafio administrá-los, em especial porque o carro é outro e os pneus também.

A Pirelli distribuiu este ano os pneus hipermacios, ultramacios e o macios. Em 2017 foram os macios, supermacios e ultramacios.

Por alguns instantes Hamilton se concentrou na disputa esportiva e não em si próprio. Resgataria o tema na sequência. O líder do mundial, com 281 pontos, diante de 241 de Vettel, faltando seis corridas para o encerramento da temporada, incluindo nessa conta o GP da Rússia, disse ser muito importante estar na frente nos 5.848 metros do traçado localizado na margem leste do Mar Negro.

- Infelizmente não é fácil ultrapassar nessa pista, mesmo dispondo de uma longa reta (na realidade duas). A diferença de tempo que você precisa para ganhar a posição do carro na sua frente é de 1,4 a 1,5 segundo. Todos os anos aqui poderíamos disputar a corrida toda (53 voltas) com um único jogo de pneus, não há degradação, daí você nunca ter 1,4 ou 1,5 segundo de diferença para o outro piloto, por isso não há ultrapassagens. É uma prova fácil para um único pit stop. Espero que o pessoal da F1, FIA, Pirelli vejam isso. Há uma razão para as corridas em Baku serem sensacionais e as de Mônaco, chatas.

Globo Esporte/PH

Esporte, Fórmula 1, Lewis Hamilton, Mundo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens