Quinta-Feira 25/04/2024 02:37

PF foi a prédio de luxo em ação contra desvios de “banco fantasma”

Polícia - Ação Contra Desvio de Dinheiro


Equipe da Polícia Federal em frente a prédio na Rua da Paz, Jardim dos Estados. (Foto: Henrique Kawaminami)

A ação contra desvio de dinheiro do Banco Cidadão, antigo Banco do Povo também cumpriu mandado de busca no Jardim dos Estados, bairro nobre de Campo Grande. Equipes da PF (Polícia Federal), que deram apoio à ação da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, deixaram o edifício Michelangelo, na Rua da Paz, por volta das 11h20.

A ação, realizada nesta sexta-feira (dia 28), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de veículo. Um dos alvos foi a casa de Wilton Acosta, ex-diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) candidato a deputado federal pelo PRB. A PF não foi informou de quem é o endereço no Jardim dos Estados.

De acordo com o advogado Luiz Carlos de Oliveira Bueno, nada foi levado da residência, no Parque dos Poderes. Ele conta que foi chamado hoje e não acompanhava o caso, sabendo somente que Acosta já prestou esclarecimentos à promotoria.

Conforme a investigação, entre segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017, o dinheiro teria sido usado “indevidamente para a aquisição de bens privados e pagamentos de despesas particulares de ex-dirigentes e membros do conselho deliberativo da Funtrab ”. Neste período, a agência estadual de emprego era dirigida por Acosta.

No mês de agosto, o Campo Grande News mostrou que o banco, instituição criada para emprestar dinheiro a juros baixos, não tinha recursos desde o fim de 2017. A Funtrab também guardava um emaranhado de relações familiares e com o PRB, partido do pastor Wilton Acosta, que saiu do comando do órgão público em abril para disputar as eleições.

Contradições - Em tese, o banco funcionaria na Funtrab, localizada na rua 13 de Maio. Lá, após muito informação desencontrada, a reportagem encontrou uma mesa e uma funcionária. Outra informação repassada era de que o banco estava na rua 15 de Novembro, na sede da MIQ Cred Quali, que mantém uma estranha simetria com o serviço de microcrédito até então ofertado pelo banco público.

A direção informou que a Cred Quali é uma Oscip (organização da sociedade civil de interesse público), mas sem relação com o Banco Cidadão. Já o coordenador do banco em agosto disse ao Campo Grande News que Credi Quali era parceira no projeto e poderia informar a movimentação financeira e o total da inadimplência. Inclusive, indicou o endereço na 15 de Novembro.

Após a demissão de familiares e apadrinhados de Acosta, a Funtrab trocou o comando, que informou que faria auditoria. A linha de crédito, quando funcionava, ofertava empréstimos de R$ 1 mil a R$ 10 mil.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens