Sexta-Feira 19/04/2024 22:07

Abandono de estradas vicinais é alvo de ação do MP contra prefeitura

Ações Públicas - Investigação/ Obras Públicas

Promotores afirmam que estudantes estão perdendo aula por falta de manutenção de estradas nos assentamentos de Itahum

Máquina da prefeitura trabalha em estrada no distrito de Itahum, no ano passado (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul entrou com ação civil pública contra o município de Dourados devido à falta de manutenção das estradas vicinais que ligam os assentamentos e fazendas a duas escolas no distrito de Itahum.

Conforme os promotores Eteocles Brito Mendonça Junior e Luiz Gustavo Camacho Terçariol, as condições das estradas prejudicam alunos da Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano Perequeté e da Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, as duas no núcleo urbano do distrito.

A ação tem como objetivo averiguar a omissão do município com a situação das estradas rurais que ligam assentamentos e fazendas às escolas. O problema foi denunciado em reunião no dia 12 de abril deste ano.

Segundo os moradores, a precariedade das estradas se agrava agora no período chuvoso. Nesta segunda-feira (8), Dourados teve 85 milímetros de chuva, 60% do total de precipitação previsto para todo o mês.

Problema antigo – “O problema da deterioração das estradas rurais de Itahum é antigo, apresenta progressiva piora e nenhum perspectiva de solução pelas autoridades”, afirma o MP. Por falta de manutenção das estradas, dezenas de alunos perdem aula constantemente, já que é quase impossível trafegar pelas vias rurais.

“Além da comunidade escolar, o péssimo estado de conservação das estradas rurais da região do distrito de Itahum afeta o escoamento da produção local de leite, além de comprometer o acesso a outros serviços essenciais como saúde e segurança”, diz a ação do MP.

Cobradas pelos promotores, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar alegou não possuir competência legal para executar obras viárias. Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento informou que faria os reparos nos trechos críticos.

“Relatórios de inspeções in loco feitas pelo MP às escolas do distrito confirmam a situação crítica de deslocamento nas estradas em dias de chuvas”, afirmam os promotores.

Segundo o Ministério Público, a tentativa de uma solução ocorre desde 2016. Até uma recomendação do MP foi feita ao município, mas o problema persiste.

Na ação, os promotores pedem que a Justiça mande o município de Dourados fazer patrolamento e cascalhamento integral das estradas rurais de Itahum, pelo menos uma vez por mês.

Querem também a disponibilização de maquinário e pessoal permanente para manutenção periódica dos reparos, principalmente após períodos de chuva.

O MP pede ainda que o município apresente, em 30 dias, laudo técnico confeccionado por engenheiros da própria prefeitura, apontando todos os problemas e soluções em curto e médio prazo das estradas rurais que ligam os assentamentos Amparo e Lagoa Grande ao distrito de Itahum.

Também pede que a prefeitura seja obrigada judicialmente a fazer, no prazo de 60 dias, a restauração completa de todos os pontos críticos das estradas rurais que ligam os assentamentos às escolas.

Prefeitura – Através da assessoria de imprensa da prefeitura, a Secretaria de Obras informou que o serviço foi feito naquela região do município e que todos os questionamentos do Ministério Público foram atendidos.

Ainda de acordo com a assessoria da prefeita Délia Razuk (PR), amanhã será divulgada uma nota sobre a recuperação das estradas em Itahum.

Campo Grande News/PH

Dourados/MS, Ministério Público, Investigação, Obras Públicas, Délia Razuk

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens