Sábado 15/12/2018 03:55

Ciclo longo faz Tite quebrar próprias regras em busca de alternativas para a Seleção

Brasil - Esporte - Futebol

Técnico abre leque, convoca jogadores para posições diferentes das de seus clubes e outros pouco utilizados. Momento é de ter variações para montar grupo da Copa América

Lucas Figueiredo/CBF

O início de um ciclo longo, de quatro anos e meio até a próxima Copa do Mundo, dá a Tite licença para quebrar algumas de suas próprias doutrinas adotadas nos primeiros dois anos à frente da seleção brasileira.

Se antes ele procurava ser absolutamente rigoroso com critérios de convocação, agora se permite chamar jogadores para posições diferentes das que têm em seus clubes, e até atletas que mal têm sido utilizados.

Fabinho, por exemplo, há anos é volante. Seu bom desempenho no meio-campo do Monaco chamou atenção do Liverpool. Lá, Jürgen Klopp, um “amigão à distância” de Tite, o mantém centralizado. Mas o comandante brasileiro o convocou para a lateral direita.

– O Tite me telefonou antes da primeira convocação (em agosto) e perguntou se poderia contar comigo na lateral direita, se eu achava que isso poderia me prejudicar no meu clube. Eu disse que não, que para mim seria ótimo, é sempre bom estar na Seleção. E toda minha base no Fluminense foi na lateral – relatou Fabinho.

Outro exemplo é Malcom. Ele faz parte de uma extensa lista de jovens ponteiros, atacantes de lado de campo. Contratado pelo Barcelona num chapéu na Roma, que havia acertado tudo com o brasileiro depois de boa temporada no Bordeaux, Malcom nem sequer tem sido relacionado para os jogos da Champions League.

Mesmo ainda longe de ser protagonista na equipe de Ernesto Valverde, o atacante conseguiu sua primeira chance na Seleção nesses amistosos contra Arábia Saudita e Argentina.

Outros dois exemplos nessa flexibilidade de regras de convocação são Militão e Richarlison. O primeiro circula entre a lateral direita e a zaga. O segundo atua tanto pelo lado esquerdo como de centroavante. Tite não tem pressa para encontrar o melhor lugar para ambos.

Poder ser mais flexível é um alívio para Tite e sua comissão. Eles acham que agora têm margem de erro maior. Antes, viam-se pressionados pela proximidade da Copa do Mundo e a exigência de construir e consolidar rapidamente um time e um modelo de jogo.

No dia 26 de outubro, Tite deverá anunciar a convocação para os amistosos de novembro, contra o Uruguai (dia 16, em Londres) e outro adversário ainda indefinido (dia 20). Ainda haverá novidades como essas. Provavelmente serão as últimas. Em 2019, Tite se voltará à estabelecer um grupo para a Copa América, marcada para junho.

O ciclo é de quatro anos e meio, mas vencer no ano que vem é fundamental, principalmente depois da eliminação nas quartas de final do Mundial da Rússia.

Globo Esporte/PH

Esporte, Futebol, Tite, Seleção Brasileira, Ciclo longo de treinos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 3,917
Euro 4,430
Franco suíço 3,925
Yuan 0,567
Iene 0,035
Peso arg. 0,103

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens