Sexta-Feira 29/03/2024 11:19

Prefeitura pode ter de arcar com indenizações trabalhistas

Ações Judiciais - Ações Trabalhistas

Sob risco de perder patrimônio, instituições entram na Justiça contra município.

Foto:  Valdenir Rezende / Correio do Estado

Com cerca de 200 ações trabalhistas impetradas contra si, as entidades Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária (Seleta) e Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (Omep) cobram na Justiça que a prefeitura arque com custas posteriores ao encerramento de convênio. Isso porque as instituições podem perder ou ter bens bloqueados diante das decisões judiciais.

De acordo com o advogado das organizações, Laudson Cruz Ortiz, as condenações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) estão exigindo a penhora dos patrimônios da Omep e da Seleta. 

“No convênio, havia uma cláusula que a prefeitura se responsabilizaria por esse valor”, explica. No entanto, o acordo já está cancelado, portanto, sem valor legal. 

Conforme Ortiz, no entanto, acionar a Justiça estadual para cobrar os valores segue orientação do próprio prefeito Marcos Trad (PSD) dada às entidades. A direção foi de que o pedido fosse judicializado para que a prefeitura, diante da decisão judicial, custeasse – ou não – as despesas decorrentes do encerramento do convênio. Não há, ainda, estimativa do valor a ser cobrado.

O convênio encerrou-se em julho de 2017. No entanto, devido série de impasses, foi necessário intervenção da Justiça do Trabalho, que em audiência, realizada em agosto do ano passado, estabeleceu um calendário para o pagamentos das rescisões. O acerto de 2,5 mil funcionários custou R$ 25 milhões, que foram pagos de forma parcelada até janeiro deste ano.

O problema é que houve outros custos devido as demissões, que não foram inclusos no acerto feito pela prefeitura, na ocasião. Na petição que tramita no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), as entidades pedem valores que, por não se tratarem de verbas trabalhistas, ficaram de fora do acordo feito na Justiça do Trabalho. Uma delas se refere a 5% a título de custo operacional, prevista nos convênios e a outra, seria o custeio de encargos trabalhistas e ações resultantes de contratações efetuadas para o atendimento do objeto dos convênios.

Houve tentativa de manter tais pedidos na mesma ação em que foram determinados o fim dos convênios com  as enridades e as demissões. Inclusive com solitação da prefeitura para que o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, aprovasse tais pagamento. 

Mas o juízo entendeu que “o fim do convênio não isenta a Administração Públicadas obrigações contratuais assumidas e eventualmente inadimplidas (...).Assim, se este for o único motivo de receio ao pagamento (fim do convênio), ele não procede”. Ou seja, a prefeitura já poderia ter quitado o pedido, se assim quisesse. 

E ressalvou que “por outro lado, existindo por parte do administrador público, dúvidas sobre o número devido ou sobre a licitude da dívida cobrada pela Seleta e pela Omep, caberá aos interessadosjudicializarem a questão em ação própria”. 

 O procurador-geral da prefeitura, Alexandre Ávalo, afirmou que é necessário respaldo legal para que o pagamento seja efetivado. Com o convênio extinto, há dificuldade em justificar novos repasses às entidades. 

“Qualquer debate de pagamento, precisa de instrumento jurídico para efetuar o pagamento com legalidade. Mas, de qualquer forma, vamos cumprir a decisão que vier da Justiça”. O processo tramita, ainda sem sentença.

HISTÓRICO
Ao todo, a prefeitura precisou demitir 2,5 mil funcionários contratados irregularmente pelos convênios. A medida só ocorreu em 2016, quando, depois de investigação do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça determinou o encerramento das parcerias. 

As entidades acabaram se sujeitando, desde 2005, durante a gestão do ex-prefeito André Puccinelli (PMDB), a servir como agências de empregos para o Município em troca de uma comissão de 5%. 
Os contratações por esta via seriam uma forma de burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além dos locais servirem como cabides de emprego.

Correio do Estado

Prefeitura, ações trabalhistas, indenizações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens