Sexta-Feira 26/04/2024 11:59

Bebê morre por falha em equipamento dentro de ambulância

Saúde - Falta de Equipamentos

Foto: Google Imagens 

Uma criança recém-nascida morreu a caminho de um hospital em Campo Grande, depois que o ventilador mecânico e a incubadora da ambulância, que levava a bebê de Três Lagoas para a Capital, parou de funcionar. 

De acordo com o site Perfil News, a luta pela vida começou no sábado (13/10), quando a mãe que já estava de 30 semanas e com seis centímetros de dilatação, procurou o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, [Três Lagoas], para o parto. 

O caso da gestante e das filhas, segundo o hospital, era considerado complexo, tendo em vista que as crianças seriam prematuras e, por isso, precisavam de cuidados imediatos após o nascimento. Como a unidade público da cidade não possui UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal, apenas o Cassems teria a estrutura, no entanto, não atende pelos SUS (Sistema Único de Saúde). 

Entretanto, o parto foi realizado no HNSA, mesmo. Mas devido a precariedade da saúde das bebês, foi solicitada uma ambulância UTI do município para fazer a remoção para Campo Grande.

Ainda conforme o site, próximo à cidade de Água Clara, de acordo com o relato do médico que acompanhava a recém-nascida no transporte, o ventilador de transferência apresentou problema e a incubadora parou de aquecer. 

O ar condicionado do veículo, que poderia ajudar a equilibrar a temperatura, também apresentou defeito, não conseguindo resfriar ou aquecer o ar no interior do veículo. A bebê chegou com vida ao hospital na Capital, mas após 3h não resistiu e veio a óbito na Santa Casa de Campo Grande.

A ambulância, então, retornou a Três Lagoas. No período da tarde, no entanto, a segunda bebê também precisou da UTI neonatal e, mais uma vez, foi solicitada a transferência. Desta vez, no entanto, o médico que acompanhou a primeira criança no transporte desautorizou a transferência, relatando problemas técnicos na ambulância e na incubadora.

Felizmente, a criança chegou a tempo de receber o tratamento adequado na capital.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Três Lagoas disse que a Secretaria de Saúde não foi acionada para atender o caso, e que a ambulância está equipada para atendimento de emergência. Informou também que o aparelho que apresentou defeito pertence ao hospital Auxiliadora.

Em nota, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, declarou que tem projetos para atender aos recém-nascidos de alto risco, mas faltam recursos para investimento. 

"Atualmente, o projeto arquitetônico da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal/UTIN e seus componentes (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional/UCINCo, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru/UCINCa e Banco de Leite Humano/BLH) deve ser executado ao lado da maternidade, que hoje está a Unidade Cirúrgica do Hospital Auxiliadora. Portanto, além do próprio recurso da UTIN e seus componentes, seria necessário o recurso para um outro local de Unidade Cirúrgica, de maneira a comportar a quantidade de pacientes regulados para esta unidade cirúrgica, que hoje não dispomos", afirmou, em nota.

Dourados News/PH

Campo Grande/MS, Saúde, Nota de Falecimento, Falta de Equipamentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens