Sexta-Feira 26/04/2024 08:58

Pessoa com Deficiência é tema de palestra na Semana de Direitos Humanos

Estado - Cidadania - Assistência Social/ Direitos Humanos

Foto: Edemir Rodrigues 

Com mais de 22 anos de ativismo na área dos Direitos Humanos, a pedagoga Telma Nantes ministrou na manhã desta quinta-feira (10.11), no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), na Capítal, palestra relatando as dificuldades e os progressos da pessoa com deficiência na sociedade.

De acordo com o último censo do IBGE, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), o que representa quase 24% da população brasileira com algum tipo de deficiência.

A ativista de Direitos Humanos, como se autodenomina, e pedagoga Telma Nantes. Foto: Sedhast

A ativista de Direitos Humanos, como se autodenomina, alertou que mesmo com todas as evoluções tecnológicas e de pensamento da humanidade, muito ainda precisa ser realizado para que a pessoa com deficiência desfrute do seu merecido lugar na rotina diária, no mercado de trabalho e até mesmo no convívio social. “Antes da deficiência, somos pessoas. Muitas vezes, por exemplo, vamos ao supermercado, acompanhado por alguém, e pelo fato de sermos cega, não recebemos nem a palavra, sendo que nosso acompanhante que é cumprimentado pelas outras pessoas. Isso tem que mudar”, relatou.

Telma também fez um apelo para que as pessoas com deficiência busquem seus direitos. “As pessoas com deficiência não podem ficar caladas. Elas têm que buscar o direito que está garantido nas legislações. Não podemos ficar num canto apenas, temos que lutar”.

Outra lembrança apontada pela palestrante, que trabalha no Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), foi quanto à acessibilidade. “Temos que ter em mente que o limite não está na pessoa com deficiência, mas sim no objeto, no meio. Se um aparelho celular não atende minhas necessidades, ele é limitado e não eu. Se uma calçada não atende o que preciso para me locomover com segurança, ela é limitada e não eu”, explicou.

A titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, realizou a abertura da palestra. Foto: Sedhast

A titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, realizou a abertura da palestra ressaltando a importância do tema. “Contar com a palestra da Telma Nantes, relatando suas experiências, é uma oportunidade que temos de nos atentarmos ainda mais para o direito do próximo, do outro, reforçando ainda mais o que é Direitos Humanos na prática”, disse.

Promovida pela Sedhast, a II Semana Estadual de Direitos Humanos tem o objetivo de aproximar ainda mais a sociedade da temática Direitos Humanos, e faz alusão à lei estadual 4.771/2015 e ao Dia Mundial de Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.

programação completa da II Semana Estadual de Direitos Humanos pode ser conferida.

Portal do MS/PH

Mato Grosso do Sul, Cidadania, Assistência Social, Direitos Humanos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens