Sábado 20/04/2024 03:18

Força-tarefa encontra “gato” de energia até em emissora de rádio

Ações Policiais - Fiscalização da Energisa

Fiscalização da Energisa com apoio da polícia flagrou 4 locais com ligações irregulares de energia no bairro Carandá Bosque

Equipes fiscalizaram 4 locais do bairro Carandá Bosque. Na imagem, alvo da Rua Joselito. (Foto: Daniele Valentim)

A Energisa, concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, realiza, nesta sexta-feira (9) operação contra os “gatos”, ligações clandestinas de energia. A operação ocorre em parceria com a 3ª DP (Delegacia de Polícia) no bairro Carandá Bosque. Até o momento, quatro locais foram fiscalizados, entre eles a rádio Impacto MS.

As equipes avaliam três formas diferentes de fraudar o sistema de energia. Uma delas é através de um “jumper” no sistema, no qual a energia não circula no medidor e sim em uma “ponte”. Outra forma acontece ao quebrar o medidor e puxar os fios para fazer o gato. Além dessas duas formas, consumidores também invertem os dispositivos de entrada e saída do medidor, conhecido como "inversão de fase".

Na Rua Joselito, a fiscalização encontrou um medidor danificado na residência, mesmo caso de um escritório de advocacia e da rádio na Rua Felix Jamil Naglis com a Chafica Fatuche Abussafi. Em outra residência na Rua Vitório Zeolla, quanse esquina com a Fortuna, a fraude ocorreu pela inversão dos dispositivos de entrada e saída.

Segundo o gerente de combate a perdas da Energisa, Ercílio Diniz Flores, os equipamentos são retirados para análise técnica e depois enviados para o Inmetro.“Não temos distinção de bairro A ou B, somos auxiliados por um sistema inteligente, que custou mais de R$ 15 milhões e detecta variação de consumo”.

Segundo o gerente, além do sistema, a operação é motivada por denúncias da população. Ercílio também explica que não é possível que equipamento seja danificado sem a interferência de uma pessoa, porque a caixa de medicação é lacrada e protegida.

O gerente afirma que, além do crime da ligação irregular, os gatos representam uma concorrência desleal com o resto dos consumidores. Os proprietários, quando flagrados, assinam um TOI (Termo de Ocorrência de Irregularidade). Eles também são levados para a delegacia, onde o crime de furto de energia é registrado.

A empresa também faz um cálculo da variação da energia, ao comparar o valor anterior com o total diminuído após a ligação irregular. Feito o cálculo, o consumidor é obrigado a pagar a diferença durante o tempo que utilizou a energia de forma irregular.

Fiscalização – As equipes fiscalizam, por ano, cerca de 120 mil unidades consumidoras no Estado. Desse total, 24 mil apresentam irregularidades. “Todas as 24 mil representam um mês de consumo da cidade de Corumbá”, comentou Ercílio. Com a fiscalização, segundo o gerente, o impacto das ligações caiu de 7,5% para 4,65%.

Delegada da 3ª DP, Déborah Mazzola afirma que os proprietários presos em flagrante podem ser liberados após pagarem uma fiança. Aqueles que não são encontrados, no entanto, são investigados para que sejam ouvidos. Nessa manhã, a delegada registra as ocorrências de irregularidades identificadas, e a operação continua durante a tarde.

Em nenhum dos casos os donos foram localizados. A reportagem tentou falar com o proprietário da Rádio Impacto MS, mas ele não foi localizado.

 

Campo Grande News/PH

Campo Grande/MS, Ações Policiais, Fiscalização da Energisa, Gato de Energia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens