Quinta-Feira 25/04/2024 13:53

Neymar, o cãozinho que ninguém queria adotar, vai viver com sua família: 'Vamos cuidar dele até o fim'

Geral - Adoção

O cãozinho Neymar tem sua própria bola de futebol para brincar na ONG — Foto: Jaqueline Naujorks

 

Neymar é o mais antigo morador de um abrigo para cãezinhos abandonados em Campo Grande (MS). Já participou de feiras de adoção, viu vários cães irem embora com as novas famílias, mas ele ficou: Ninguém queria adotá-lo.

Ele tem um topete estiloso e seu brinquedo predileto é uma bola de futebol - por isso o nome. Neymar tem 9 anos e divide o espaço com mais 40 cães. Chegou a ser adotado, mas voltou para o canil, devolvido pela família. Após mais uma tentativa de adaptação com uma família que não deu certo, a presidente da ONG tomou uma decisão. Neymar não está mais disponível para adoção.

"Fizemos um teste saindo com ele, mas após nove anos na ONG, ele ficou trêmulo e amedrontado. A casa dele é aqui. Neymar é cuidado nesse lugar há anos, os laços dele são esses, vamos cuidar dele até o fim", conta Valéria, uma das voluntárias da ONG.

Neymar é vira-latas, e como as voluntárias da ONG dizem, é "idosinho" e tem suas manias. No local, que é mantido com doações, o cãozinho tem o espaço dele, brinquedos que só ele brinca, e apesar de conviver bem com os demais, a ideia de colocá-lo para adoção era para que tivesse mais espaço.

Hoje ele não é mais tão ativo nas brincadeiras com os outros cães, gosta de ficar no canto dele, dentro da baia onde vive. A presidente da ONG que cuida do cachorrinho desde o começo, diz que ele só precisava de uma boa quantidade de amor e respeito, e que após muitas tentativas de adaptação, é no abrigo que ele se sente bem.

Um lar para cães abandonados

A presidente da ONG, Cleuza, mora sozinha em uma edícula dentro do abrigo. Ela saiu do emprego para cuidar dos cachorros, junto com Sueli, a amiga que fundou a instituição, falecida há alguns anos. Quando ela morreu, Cleuza passou a cuidar de tudo sozinha:

"Teve um dia que eu não tinha dinheiro para comprar comida nem pra mim e nem pra eles. Sentei nesse pátio no meio dos cachorros e chorei, chorei muito. Choro só de lembrar desse dia. Perguntei para a Sueli por que ela tinha me envolvido nessa causa, se eu não dava conta de cuidar. Foi aí que eu lembrei de uma amiga que nos ajudou lá no começo, liguei para ela, contei tudo, ela acionou outros voluntários e as doações nos salvaram", relata, emocionada.

Cleuza não tem renda nenhuma, sobrevive das doações que a ONG Vira-Latas recebe: "Já deixei de comer para não faltar comida para eles, esses dias eu estava com a água cortada, não podia lavar nada. Tem dias que é desesperador, a gente não sabe como vai ser o dia de amanhã, do que vamos viver".

Hoje, a conta de água da ONG é de R$8 mil: "O dinheiro que eu tenho é nosso. O que tem para a comida divido com eles, o dinheiro para a luz, para a água, meu tempo e meu cuidado, tudo. Só sei que eles precisam de mim e eu tenho que estar bem para cuidar deles", conta.

Visita aos candidatos a donos

Valéria é autônoma, mas o tempo livre que tem passa todo em função da Vira-latas. É ela que faz as visitas às famílias que se interessam em adotar os bichinhos: "Nós vamos conhecer o lugar e ver se a pessoa tem espaço, se tem condições de cuidar. Às vezes é alguém que quer muito adotar, mas já tem outros bichos e pode não ter como assumir mais um, apesar da boa vontade" explica.

"Nós só encaminhamos eles às famílias quando temos certeza que será o melhor para o cachorro. Criamos um amor enorme por eles, e aqui temos certeza que estão bem cuidados, queremos ter a mesma certeza quando eles vão embora", declara.

Foi Valéria quem avisou ao G1 que Neymar não está mais disponível para adoção. Para a voluntária, o lar dos animais é onde há amor e cuidado. "Ele é feliz aqui. Isso é o que importa para a gente, o bem estar real dos animais. Cleuza e Neymar tem amor e confiança recíprocos, vão passar a velhice juntos", finaliza.

G1/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens