Quinta-Feira 28/03/2024 12:12

Central de Economia Solidária completa 12 anos vendendo produtos regionais

Geral - Projeto MS Solidário

Foto: Edemir Rodrigues

Artesanato regional, salão de beleza, lanchonete, feira de produtos orgânicos, ateliê de costura e massoterapia são alguns dos serviços e produtos que a população pode encontrar na Central de Economia Solidária, localizada no Centro de Campo Grande.

O espaço, que neste mês completa 12 anos de criação, é fonte de complemento de renda mensal para cerca de 100 famílias, além de contribuir indiretamente para 1,2 mil pessoas distribuídas em 38 municípios do Estado.

“Eu ajudo toda a minha família com essa renda. Depende do movimento do mês, mas geralmente tiro um salário mínimo. É uma boa ajuda”, diz a artesã Janete Lopes, de 50 anos. Ela conta que antes da abertura do espaço vendia os produtos em casa e dependia da visita dos clientes, mas que depois da abertura da Central ganhou maior visibilidade, levando o trabalho até para outros países.

“Meu trabalho já foi para vários países. Os turistas chegam aqui, compram os produtos com os temas do Estado e levam para presentear os amigos, guardar de lembrança”, ressalta. Ela trabalha principalmente com a confecção de bonecos e produtos com feltro, como o presépio produzido totalmente com o material para atender as vendas de Natal.

O espaço existe graças à parceria com o Governo do Estado, que disponibiliza o prédio e custeia os gastos mensais. A iniciativa tem parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS), por meio do projeto MS Solidário, de acordo com a coordenadora de trabalho e economia solidária, Maria Virgínia Américo.

“Para nós é muito importante ter um local que podemos expor nossos produtos, onde as pessoas podem passar por aqui, na região central, e comprar os itens que tiverem interesse”, avalia a artesão Luzia Uemo, de 58 anos, que está no espaço há 12 anos e trabalha com a pintura de panos de prato, toalhas e sabonetes.

A gestora da Central, Clarinda de Oliveira, lembra que a parceria com o Estado foi “um grande avanço” porque possibilitou aos artesãos e demais trabalhadores contarem com uma “vitrine” para exposição dos produtos e serviços.

Há quatro anos na Central, a cabeleireira Adriana Schwengber diz que o local é “um espaço solidário”, onde cada profissional colabora com o outro na promoção dos produtos, serviços e na atração de clientes. “Para chegar até o jardim, onde fica o salão, o cliente passa por todo prédio, vê os outros itens. É um trabalho conjunto”, destaca.

Serviço

A Central de Economia Solidária fica na rua Cândido Mariano, 1.500. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

 

Portal MS

Central de economia, economia solidária, produtos regionais,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens