Quinta-Feira 28/03/2024 06:14

O herói de Atlanta: em busca de paz, Tata Martino encontra a glória sem querer

Mundo - Esporte - Futebol

Foto: Joe Petro/Icon Sportswire via Getty

Parte pela imponência do palco, parte pela alegria genuína e contagiante dos torcedores, toda festa no estádio do Atlanta United é magnífica. Está entre as tarefas mais complicadas do mundo encontrar alguém que não concorde - queira o sujeito tenha conhecido a arena bilionária em pessoa ou apenas visto pela televisão. É invariavelmente de arrepiar. Ainda assim, o último dia 11 de novembro teve um "quê" de especial.

Momentos antes do pontapé inicial da partida contra o New York City, um Tata Martino gigantesco ergueu-se das arquibancadas, os braços cruzados e os óculos de armação simples no rosto. A torcida fez surgir junto duas faixas, uma de cada lado, de modo que El Tata ficou posicionado no centro.

- Nem todos os heróis usam capa - diziam. - Mas o nosso, sim.

Ali em meio às mais de 70 mil pessoas na arena, o treinador sorriu - embora sem o casaco pendurado nos ombros, que por vezes parece mesmo uma capa. Aplaudiu meio sem jeito, como quem não sabe se comportar diante de um elogio.

Convenhamos: nada mais justo homenagear quem assumiu as rédeas de um projeto ainda no papel, quem em dois anos ajudou a transformar o Atlanta United numa das maiores franquias da Major League Soccer... e que já anunciou que não continuará no ano que vem.

O Atlanta venceu, na ocasião, o jogo que era o de volta das semifinais da Conferência Leste: 3 a 1. Como havia perdido por 1 a 0 na ida, avançou. Venceu também a primeira partida da final contra o New York RB no último domingo, por 3 a 0. O que significa que a equipe vai a campo nesta quinta-feira, às 22h30 (de Brasília), fora de casa, podendo perder por até dois gols de diferença para ficar com o título da conferência. A grande decisão da MLS será no dia 8 de dezembro entre os vencedores de Leste e Oeste.

Muito embora seja a glória maior da carreira do treinador, a possibilidade de levantar taças não foi o que levou Tata Martino aos Estados Unidos. O homem que comandou o Barcelona cinco temporadas atrás tinha e que por dois anos esteve à frente da seleção argentina tinha em mente algo mais subjetivo, menos palpável e cuja relevância não se pode mensurar.

Ele buscava a paz.

Aos 56 anos, Tata experimentou de tudo um pouco na carreira de técnico - especialmente nos últimos anos. Em 2012, o treinador que havia recém-encerrado sua passagem na seleção do Paraguai assumiu o Newell's Old Boys. Clube de Rosário, cidade onde nasceu, o que tornava a oportunidade num sonho realizado. Durou pouco, mas só porque algo maior o esperava.

No mês de julho de 2013, ele já era comandante do Barcelona. O primeiro jogo para valer resultou no primeiro título: a Supercopa da Espanha, com gol de Neymar contra o Atlético de Madrid. Só que o desenrolar da temporada contrariou os cálculos promissores e reservou não mais que o segundo lugar tanto no Campeonato Espanhol quanto na Copa do Rei. Isso sem falar da queda nas quartas de final da Liga dos Campeões para o mesmo Atlético de Madrid, quem diria. Não foi mantido no cargo.

Veio, então, a Argentina em 2014 - e a segunda chance de comandar quem para muitos é o melhor jogador do mundo. Tata Martino parece ter feito de tudo para dar à geração de Lionel Messi um título de expressão, mas precisou se contentar com dois vices da Copa América (2015 e 2016) que, dadas as expectativas, doeram como um soco no estômago.

"Depois de tudo isso, era hora de voltar a viver como uma pessoa normal. Sair daquela atmosfera, da boca de todo mundo", contou ele em entrevista a um jornal de Atlanta em maio deste ano.

- Foi a decisão mais sábia que eu tomei na minha carreira.

O começo. E o recomeço

Tata Martino retornou para Rosário em julho de 2016. O conforto da família e do bairro onde cresceu eram o refúgio do qual precisava no momento. Estava certamente aconchegado em algum canto do lar quando, em setembro, recebeu o convite que havia percorrido quase 8 mil quilômetros para chegar até ali. E um tanto quanto raro no meio do futebol onde os clubes, senão centenários, estão quase lá.

Tinha a oportunidade de pegar uma equipe do zero.

O Atlanta United preparava-se para disputar a primeira temporada profissional de sua vida na Major League Soccer. Dispunha de recursos para tal - o dono do clube é Arthur Blank, empresário de sucesso no país. Mas o estádio, o elenco e a estrutura prometidos não passavam de um projeto. Depois de jogar uma Copa do Mundo e dirigir instituições como Barcelona e seleção argentina, ele aceitou assumir uma equipe que sequer existia.

- Quando Martino foi contratado, o Atlanta United tinha meia dúzia de jogadores, não tinha centro de treinamento e nem estádio. Ainda assim, ele aceitou vir. Isso diz muito sobre o seu caráter - definiu Doug Roberson, jornalista local, ao GloboEsporte.com.

Vejam só que engraçado: o começo do Atlanta United e o recomeço de Tata Martino entrelaçaram-se de tal modo que tornaram-se uma coisa só. Como consequência, o sucesso do clube começou ali. Porque a equipe sendo montada do nada é uma coisa, e a equipe sendo montada do nada que tem Tata como treinador é outra completamente diferente.

O projeto do Atlanta ganhou valor. De repente, todo mundo queria vestir a camisa vermelha e preta. Sobretudo jogadores sul-americanos. Chegaram, por exemplo, o zagueiro argentino González Pírez, o meia chileno Carmona, o atacante venezuelano Josef Martínez... Ao "Players Tribune", Miguel Almirón, jovem meia paraguaio e um dos líderes em assistências da MLS, confessou certa vez:

"Eu não sabia muito sobre a MLS, não sabia onde ficava Atlanta, não sabia nada. Mas Tata era o treinador, e isso era tudo que eu precisava saber."

No momento, são oito sul-americanos no elenco: quatro argentinos, dois venezuelanos e dois paraguaios. Martínez, 25 anos e convocado com frequência para a seleção venezuelana, marcou 34 gols este ano e se tornou o maior artilheiro em uma só temporada da competição; Almirón, 24 anos, provavelmente vai jogar na Premier League em 2019. Talentos pinçados e polidos por um Tata Martino que reaviu a "habilidade de curtir seu time" perdida nos tempos de Barcelona e Argentina.

- Eu precisava voltar para algum lugar onde eu pudesse recuperar isso - recordou.

Logo no primeiro ano, Tata Martino levou a equipe aos playoffs da Conferência Leste depois de terminar a temporada regular em quarto lugar. Caiu nos pênaltis para o Columbus Crew, mas havia a impressão de que aquela equipe daria liga. Em 2018, com o conceito de um futebol bem jogado e até certo ponto divertido, o time marcou 70 gols (o melhor ataque da competição) e ficou em segundo na tabela.

O New York City ficou pelo caminho nas semifinais - derrota por 1 a 0 na ida e vitória por 3 a 0 na volta. E o New York RB vai atrás de uma improvável virada nesta quinta depois de perder o primeiro jogo por 3 a 0. Ou seja, o Atlanta está praticamente em um relacionamento sério com seu primeiro título.

A relação com a torcida é um capítulo à parte nessa história. O clube de Atlanta é um fenômeno de público difícil até de ser explicado, e o estádio sempre cheio unido ao carinho dos torcedores aqueceu o coração do argentino que tanto carecia de afago.

A equipe de Atlanta é líder no que diz respeito a presença de torcida com substancial sobra, a média de 53 mil torcedores nos jogos em casa. Os sete maiores públicos da história da Major League Soccer pertencem ao clube - que, vale lembrar: tem apenas duas temporadas de vida. O recorde foi num empate com o Seattle Sounders no dia 15 de julho deste ano, quando 72.243 pessoas estiveram na arena.

Sim, 15 de julho. Naquele dia, a bola rolou em Atlanta pouco depois da final de uma tal Copa do Mundo.

Rumo ao México?

Tudo indica que Tata Martino assumirá o comando da seleção do México, embora nem ele nem a Federação Mexicana tenham se pronunciado sobre o assunto. A imprensa diz que o acordo será divulgado apenas quando a temporada do Atlanta United chegar ao fim.

Ao anunciar que não fica no clube no ano que vem, o treinador argentino apenas agradeceu.

- Essa não foi uma decisão fácil. Não foi por motivos financeiros, as negociações com o clube foram justas e transparentes. Era simplesmente a escolha certa para mim e para minha família no momento. A oportunidade de construir um time do início não aparece com frequência, e eu sou grato ao clube e aos torcedores por me darem confiança para estabelecer uma base sólida aqui em Atlanta - declarou ele, eleito o técnico do ano da MLS.

- Os torcedores do Atlanta vão sentir muita falta do Martino - discorre o jornalista Doug Roberson. - Eles estão tristes, mas agradecidos. Ninguém tinha certeza se ele teria a atitude de abraçar o projeto quando chegou, e ele abraçou totalmente. Parece ter aproveitado a simples oportunidade de treinar o time.

Uma coisa é certa: Tata Martino vai sair em paz. Embora tenha conquistado muito mais do que isso.

Globo Esporte/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens