Sábado 20/04/2024 02:29

MP cobra e Semadur vai interditar empresas poluidoras sem licença

Geral - Interdição


Central de Atendimento ao Cidadão, onde funciona a Semadur: secretaria passará a interditar empresas poluidoras que não tiveram licença ambiental. (Foto: PMCG/Divulgação)

Empreendimentos potencialmente poluidores e que não têm a licença ambiental entraram na mira da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) de Campo Grande, após o Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendar ao órgão da Capital que interdite total ou parcialmente tais empresas. A medida foi tomada como forma de fazer cumprir leis federais e municipal e resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Segundo o MPMS, a Semadur passou a realizar a interdição de empreendimentos potencialmente poluidores sem licença ambiental ao acatar recomendação da 34ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, assinada pelo promotor Luiz Antônio Freitas de Almeida –que havia identificado que várias empresas com essas características operavam irregularmente mesmo após fiscalização da secretaria, inclusive com a produção de danos ambientais.

A Semadur vinha notificando ou emitindo laudos de infração, porém, não havia decretado a interdição, fosse total ou parcial, alegando entender que tais medidas só poderiam ser aplicadas ao final do processo administrativo, como forma de sanção à irregularidade. A Promotoria, porém, considera que o entendimento contraria a legislação ambiental –já que a licença em questão é obrigatória para a válida operação da atividade ou empreendimento.

Normas – Pela recomendação, a Semadur, caso constate o funcionamento de obras, serviços ou estabelecimentos poluidores ou potencialmente poluidores, deve interditá-los sempre que não possuírem a licença ambiental. A medida do MPMS segue as leis federais 6.938/1991 e 9.605/1998, a lei estadual 90/1980, resolução Conama 237/1997 e a própria legislação municipal.

Além da legislação ambiental, a recomendação destaca atos administrativos praticados por agentes públicos, reforçando não ser possível ao fiscal apenas com uma vistoria apontar todos os impactos ambientais causados pelo funcionamento da atividade, tampouco avaliar as medidas preventivas mo mitigadoras poderiam ser aplicadas. Uma avaliação completa depende de estudos ambientais feitos pelo empreendedor, seguindo o ramo da atividade.

As orientações foram repassadas a servidores e fiscais da secretaria visando à imediata suspensão, embargo ou interdição total ou parcial (neste caso quando parte das atividades depender da licença e as demais puderem ser realizadas sem tal autorização) de empreendimentos, obras, serviços ou estabelecimentos que operam sem licença. Tais termos são enviados ao MPMS sempre que o órgão solicita vistoria, para apuração de denúncia sobre poluição feita por cidadãos.

Campo Grande News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens