Quarta-Feira 01/05/2024 17:37

Colegas e amigos se despedem de Tarciso, recordista de jogos pelo Grêmio; confira repercussão

Brasil - Esporte - Futebol/ Despedida

Ex-atacante morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 67 anos, em Porto Alegre; conhecido como Flecha Negra, é o segundo maior artilheiro da história do clube

Diego Guichard

Os gremistas amanheceram de luto nesta quarta-feira, consternados com a morte de Tarciso Flecha Negra, aos 67 anos, um dos maiores ídolos da história do Grêmio. Os torcedores não se despedem apenas do jogador que mais vestiu a camisa tricolor ou do segundo maior goleador do clube. Mas de um atleta que parecia predestinado a viver glórias com as cores azul, preto e branca.

Mineiro de São Geraldo, José Tarciso de Sousa nasceu em 15 de setembro de 1951, justamente no dia do aniversário de 48 anos de fundação do Grêmio. O início da carreira ocorreu no América-RJ, mas foi em solo gaúcho que viveu as maiores glórias, a ponto de ficar raízes no Rio Grande do Sul.

Tarciso chegou ao Grêmio em 1973, época de vacas magras, e ajudou a forjar o time multicampeão na década seguinte. Tudo começou com a conquista do Gauchão de 1977, que quebrou a hegemonia de oito anos do Inter no Rio Grande do Sul. A partir daí, Tarciso enfileirou títulos com a camisa gremista: ergueu o Brasileirão de 1981, a Libertadores e o Mundial em 1983. Ao todo, foram cinco campeonatos gaúchos (1977, 1979, 1980, 1985, 1986).

Tarciso no Grêmio

721 jogos
226 gols
Títulos: Campeonato Gaúcho (1977, 1979, 1980,1985 e 1986), Campeonato Brasileiro (1981), Copa Libertadores (1983) e Mundial de Clubes (1983).

A morte do ex-jogador pegou até os amigos mais próximos de surpresa. Ele lutava contra um tumor ósseo, mas mantinha a o doença em sigilo. Tarciso passou cerca de uma semana internado no Hospital São Lucas da PUCRS e recebeu alta na última sexta-feira. Na última segunda, seu estado de saúde piorou e ele foi novamente internado. A morte ocorreu na madrugada desta quarta.

– Uma grande perda para o Grêmio e para o futebol brasileiro. Tiver o prazer de jogar ao lado dele e de conviver com uma pessoa maravilhosa. Meus sentimentos à toda família – lamentou o técnico Renato Gaúcho, companheiro de Tarciso no Grêmio, em mensagem enviada por sua assessoria de imprensa.

Tarciso deixa três filhos e dois netos e a mulher, Jônia. O velório começa às 8h desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz, a partir das 18h. O prefeito Nelson Marchezan Jr. decretou luto oficial de três dias na cidade.

Confira abaixo a repercussão entre os gremistas:

"Tarciso foi o atleta que mais jogou, um goleador histórico. Um jogador emblemático, veio de fora e se identificou com o Rio Grande do Sul, com o Grêmio, com a forma de ser do povo gaúcho. Pegou a fase ruim e construiu a fase boa até o Mundial" (Romildo Bolzan, presidente do Grêmio)

– Além de ter sido um jogador exemplar, representou o povo gaúcho como parlamentar em Porto Alegre. Era uma figura ímpar, singular, humilde, generosa, solidária. Valia a pena conviver. O Grêmio não tinha apenas um representante nas quatro linhas. Era profundamente identificado com o Grêmio fora de campo. Ele chegou em 1973, eram anos difíceis. Foi campeão gaúcho em 1977, campeão brasileiro, da Libertadores e do mundo. É uma trajetória como poucos. A identificação é própria de quem adota os valores e a cultura do povo gaúcho – afirma o presidente Romildo Bolzan.

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de um dos maiores ícones da história de nosso Clube: Tarciso Flecha Negra, campeão mundial e atleta que mais vestiu nossa camisa nos deixou nesta madrugada.

"Não era só o treinador que admirava o jogador. Era o amigo que admirava o homem. O Tarciso deixa um exemplo que é muito maior do que o exemplo do futebol" (Valdir Espinosa, técnico campeão do mundo com o Grêmio).

– O Tarciso desde o primeiro momento que ele chegou ao Grêmio, teve essa identificação. Ele ficou na terra, ficou gremista e honrou a camisa do Grêmio. Foi um cara que deixa coisas marcadas para todo mundo. E merece todas as homenagens. Tem pessoas que deixam exemplo no que fazem, no futebol. O exemplo maior ele deixa na política, pela honestidade, pela forma como ele respeitou o voto de todas as pesssoas que votaram nele – diz Valdir Espinosa.

"Foi uma figura ímpar, um jogador diferenciado. É um cara que tinha que ficar para sempre com a gente. Tinham que ficar muito tempo" (China, companheiro de Tarciso no Grêmio).

– Com o cara vivo, tinha um monte de elogios. Imagina em um momento desses, que partiu sem a chance de dar tchau para ele. A gente jamais imaginou que fosse tão grave. A gente fica triste, chateado. Era uma figura ímpar daquele grupo, com aquele jeito de cativar as pessoas, falando macio. Nunca se exaltava com ninguém, mesmo no calor do jogo. Eu convidei ele para ser meu padrinho de casamento. Para ver o tanto que o cara era importante para mim – recorda China.

"O legado é o jogador que mais vestiu a camisa do Grêmio. E consequentemente, muitos Gre-Nais, muitos campeonatos. O Brasileiro, a América, e o maior título do Grêmio, o Mundial. Isso, ninguém esquece" (Baidek, zagueiro campeão do mundo pelo Grêmio).

– Vamos guardar os grandes momentos que o Tarciso teve como atleta e como homem, ajudando muitas pessoas. Temos que falar dos momentos inesquecíveis que vivemos juntos. O torcedor deve estar sentido, mas tem que levar esse legado que ele deixou para os torcedores gremistas. É um sentimento enorme de gratidão por estarmos com um colega extraordinário. Em todos os aspectos, o Tarciso era uma alegria. Todos gostavam muito do Tarciso. Era um atleta que sempre dava o máximo tanto em treinos quanto nos jogos – ressalta Baidek.

Globo Esporte/PH

Esporte, Futebol, Despedida, Tarciso, Grêmio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,196
Euro 5,566
Franco suíço 5,671
Yuan 0,718
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens