Terça-Feira 23/04/2024 20:53

Em média, 7 pessoas morrem atingidas por raios anualmente em Mato Grosso do Sul

Estado - Fenômenos da Natureza - Risco

Duas pessoas morreram por descargas elétricas somente ontem.

Foto: Álvaro Rezende

Estudo do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta que entre 2000 e 2017, 123 pessoas morreram atingidas por raios em Mato Grosso do Sul, levando a uma média de 7 casos a cada ano. 

O estado está entre os dez com maior número de mortes do Brasil, ranking liderado por São Paulo, com 313 registros no período (2.044 em todo o país). Ontem, duas pessoas morreram atingidas por descargas elétricas em Rio Brilhante e Amambai.

Em 2016, por exemplo, o estado recebeu 3.770.576 raios, conforme estatísticas do site Raios Online do Grupo STORM-T/IAG da Universidade de São Paulo (USP). O Elat compila os dados atuais para apresentação dos resultados. 

De acordo com o professor Uidinei Alves Fernandes, físico doutor em Geofísica Espacial e pesquisador do Laboratório de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a geográfica contribui para a presença de raios, juntamente com as estações da Primavera e Verão, responsáveis por 70% das incidências.

"O estado sempre foi um lugar que cai bastante raios, por conta da umidade que vem da Amazônia e das frentes frias que passam por nossa região", disse ele, lembrando que a maioria dos casos ocorrem à tarde. "As tempestades que geram descargas elétricas ocorrem à tarde, como resposta ao aquecimento do solo", explicou.

E foi justamente à tarde quando Rubens Cândido Ferreira, de 65 anos, acabou atingido por um raio ontem, em Rio Brilhante. Ele seguia por estrada vicinal que dá acesso ao assentamento Fortuna, na carroceria de uma picape Saveiro. 

A vítima chegou a ser socorrida por enfermeiros e levada de ambulância ao hospital, mas não resistiu e morreu a caminho da unidade médica. "As pessoas que trabalham no campo, na zona rural, estão mais expostas". Bruna Rolin dos Santos, de 15 anos, foi atingida na varanda da casa, em fazenda no município de Amambai, já de noite. Foi socorrida, mas também não resistiu.

"Pesquisas indicam que cada vez mais as pessoas vão ser atingidas pelas descargas dentro de casa, pois ficam em contato com equipamentos eletrônicos ligados à rede. Se você está usando seu notebook que está sendo carregado, por exemplo, e cai um raio lá fora, a descarga vem pela rede e te atinge", explica.

BRASIL

Ainda de acordo com o Elat, 77,8 milhões de raios caem todo ano no Brasil. A cada 50 mortes do tipo no mundo, uma é em território brasileiro. A maioria das vítimas são homens (82%), com idades de 25 a 59 anos (52%). As circunstâncias das mortes geralmente ocorrem em fazendas (25%), dentro de casa (18%), perto de veículos (10%) e debaixo de árvores (8%).

Correio do Estado

Mortes, raio, média anual

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens