Quinta-Feira 25/04/2024 08:18

MPRJ denuncia milicianos que expulsavam moradores de condomínio

Brasil - Ações Judiciais - Denúncia

Grupo vendia imóveis do Minha Casa, Minha Vida sem que donos soubessem

 

Foto: Google Imagens 

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu à Justiça a prisão preventiva de um grupo de milicianos que agia em condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo o MPRJ, os milicianos expulsavam os moradores de suas casas e vendiam os imóveis para terceiros, sem conhecimento ou consentimento dos proprietários.

As denúncias foram apuradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Civil, na Operação Héstia. Conforme as investigações, o grupo agia nos condomínios Bahia, Alagoas, Maranhão, Ceará e Fazendinha, localizados no bairro Jardim Paraíso.

De acordo com o MPRJ, os milicianos vendiam os imóveis sem que os proprietários soubessem e, quando estes tomavam conhecimento da transação, eram expulsos de seus apartamentos ou encaminhados à prefeitura de Nova Iguaçu, ao Setor de Habitação, para que fossem realocados em outras unidades dentro dos próprios condomínios.

A denúncia envolve oito milicianos, entre eles, duas mulheres, que obrigavam os moradores a comprar cestas básicas vendidas pelo grupo, além de cigarros contrabandeados, sinal clandestino de TV a cabo e compra de botijões de gás. O Ministério Público pediu à Justiça a prisão preventiva de  todos os envolvidos.

O nome da operação é uma alusão à deusa grega Héstia, protetora do lar, da harmonia e da cidade, em razão da atuação ilegal da milícia em condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

O esquema contava com a participação de um suposto funcionário da Light, que efetivava o cadastro dos novos moradores junto à concessionária, como se fossem os reais proprietários das unidades, com o intuito de validar a invasão, conferindo aparente legalidade à situação. 
 
Um dos líderes da milícia, Leandro Menezes Barboza, conhecido por ‘Batata do Aliança’ dava as ordens na comunidade, tendo sido apontado como autor de homicídios praticados como forma de demonstração de força e poder.

Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que recebeu 17 boletins de ocorrência referentes à invasão de unidades nesses condomínios. Segundo a nota, nos casos em que o contrato já estava assinado e houve apresentação de requerimento de distrato com enquadramento em uma portaria do Ministério das Cidades, os beneficiáriosforam transferidos para outras unidades. “O banco esclarece ainda que já adotou as providências para o ajuizamento de ação de reintegração de posse das referidas unidades,”

Com relação à denúncia, que cita um suposto funcionário da Light, que cadastrava os novos moradores junto à concessionária, a companhia informou que, até agora,não recebeu qualquer informação do Ministério Público sobre o caso. "A Light está à disposição e, caso o Ministério Público tenha mais detalhes, solicita que o órgão (...) compartilhe informações para que a empresa acione a sua área de inteligência para apurar a denúncia e tomar as devidas providências", informou, em nota a concessionária.

Agência Brasil/PH

MPRJ, Ações Judiciais, Denúncia, Venda Irregular de Imóveis

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens