Quinta-Feira 25/04/2024 17:15

Nada muda no atendimento, apesar de paralisação de médicos na Santa Casa

Ações Públicas - Saúde/ Paralisação

Movimentação e atendimentos no ambulatório e Pronto Socorro seguem a rotina, inclusive, de superlotação

Santa Casa na manhã desta segunda-feira. (Foto: Bruna Kaspary)

Apesar da greve anunciada pelos médicos a partir das 7h de hoje na Santa Casa, nada mudou aparentemente na rotina do hospital. A paralisação é efeito do atraso dos salários e da primeira parcela do 13ª aos médicos celetistas, autônomos e pessoas jurídicas que prestam serviços à instituição. 

Nesta segunda-feira, o fluxo de pacientes e atendimentos seguem normais. As únicas recusas estão ligadas a superlotação – problema crônico – e não à paralisação que teria atingido cerca de mil profissionais, nas contas da Associação dos Médicos. Segundo o hospital, esse número é superfaturado, já que há apenas 305 médicos celetistas contratados.

A própria Associação dos Médicos da Santa Casa informou que os dois profissionais escalados para o ambulatório continuaram em seus postos normalmente. Este ano houve um corte no quadro, que até 2017 tinha 4 médicos. O setor recebe pacientes que retornam após cirurgias ou que possuem consultadas agendadas.

E ao lado de fora? - Familiares reclamam de não conseguirem informações sobre pacientes que deram entrada no Pronto Socorro, mas ressaltam que o movimento está mais tranquilo que o esperado. A direção do hospital nega que a dificuldade esteja relacionada à paralisação.

A dona de casa Derly Susano, de 61 anos, aguarda notícias da mãe que está internada na área vermelha, há 48 horas. “Ontem estava lotado, quando estive aqui não consegui informações. Hoje está mais tranquilo, mas ainda não tenho informações”, disse.

A porteira Maria Lúcia Ferreira Cardoso, de 44 anos, acompanha o marido que quebrou a perna e sofreu um corte na cabeça. Ele passaria por avaliação de um neuro. “Eu também não tenho informações”, disse.

A vendedora Idalina Aparecida Lima, de 32 anos, é de Bonito e veio acompanhar um primo que sofreu um acidente e veio transferido. “Até agora não conversei com médico. Estou esperando, para saber o horário da cirurgia”, disse.

Conforme a assessoria de imprensa do hospital, o tempo de espera por informações dos pacientes se relaciona com a classificação de risco, ou seja, quando maior o risco, maior a avaliação e por fim, a divulgação de informações. No caso de Derly, a demora nas informações é devido à ausência da familiar nos horários de visita.

O Campo Grande News não teve acesso ao número exato de médicos escalados para o trabalho nesta segunda-feira.

Apesar da paralisação, a Associação que representa a categoria reforça que enquanto o movimento durar, 30% continuarão em seus postos para atender urgências e emergências

O diretor clínico e também presidente da Associação de Médicos da Santa Casa, Marcos Tiguman ressalta que anúncio de paralisação não é por causa de problemas novos. “O ano todo enfrentamos problemas com o repasse de salários. Então não estamos parando agora por um problema atual. Os celetistas estão com o salário relativo ao mês de novembro e 13º atrasados. Os demais médicos estão com 2 a 3 meses de atraso salarial”, disse.

Segundo a direção do hospital, o governo do Estado deixou de repassar valores para a unidade nova, o Hospital do Trauma, por isso o dinheiro que deveria ser usado para quitar os salários, acabou remanejado. A dívida seria de R$ 6,5 milhões, acumulada desde outubro.

Campo Grande News/PH

Campo Grande/MS, Saúde, Paralisação, Santa Casa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens