Sexta-Feira 26/04/2024 08:43

Trio especializado em golpe do seguro é transferido para presídio no interior

Ações Judiciais - Transferência Carcerária

Os suspeitos se tornaram alvo da polícia após incendiarem uma colheitadeira em Sonora e foram levados nesta manhã para Coxim

 Suspeitos na Deco nesta manhã (Foto: Henrique Kawaminami)

Trio preso por aplicar o golpe do seguro de maquinários agrícolas por todo o país foi transferido para Coxim - a 260 quilômetros de Campo Grande - na manhã desta quarta-feira (19). Os suspeitos se tornaram alvo da polícia após incendiarem uma colheitadeira em Sonora - a 364 quilômetros de Campo Grande.

Os três homens foram presos preventivamente por equipes da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) nas cidades de Salvador das Missões e Giruá, municípios do Rio Grande do Sul, no dia 11 de dezembro, foram trazidos a Campo Grande para prestar em depoimento e nesta manhã levados para ao Estabelecimento Penal de Coxim.

De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, responsável pelas investigações, o caso chegou a Deco em outubro e revelou que o trio era especializado em aplicar golpes de seguro. Segundo ela, os suspeitos tinham duas máquinas agrícolas e viajavam para várias cidades - principalmente do Mato Grosso - oferecendo os equipamentos para aluguel.

Em seguida, um dos integrante do trio ia até a propriedade e se apresentava como possível comprador do maquinário. Os suspeitos permaneciam no local e assim que conseguiam ficar sozinhos, ateavam fogo ou danificavam as máquinas intencionalmente.

“Dias depois voltavam ao Rio Grande do Sul e registravam boletim de ocorrência. Eles precisavam do registro para conseguirem entrar com o pedido de seguro”, explicou a delegada. Ainda conforme a delegada, o grupo danificava um maquinário mais barato e entravam com o pedido de seguro de uma segunda máquina, mais cara.

Ivalber Silva de Oliveira, de 53 anos, segundo a polícia, era o líder da quadrilha e ditava as regras do golpe. Era ele o responsável por se passar como procurador, dono ou possível comprador dos maquinários durante os golpes.

Fábio André Kaufmamn, de 36 anos, é apontado como o responsável por oferecer o maquinário aos fazendeiro. Ainda conforme a polícia, o suspeito é empresário e já teve várias apólices de seguro negados por atraso nos pagamentos. O terceiro e último envolvido é Rudi José Wammes, de 54 anos, que se passava como proprietário ou operador do maquinário.

Até o momento, a polícia já identificou pelo menos seis casos, o último aconteceu no dia 1º de agosto, em Sonora, e motivou a investigação. Depois de atearem fogo na colheitadeira alugada para uma propriedade da região, entraram mais uma vez com o pedido de seguro para receberem R$ 350 mil.

Um funcionário responsável pela análise do pedido reparou no entanto “inconsistências” no modelo e até no nome do proprietário, e resolveu procurar a polícia. Durante as apurações os suspeitos ainda tentaram subornar o proprietário da fazenda em Sonora. “Mas ele já havia sido ouvido pela polícia”. O trio ainda teria tentado “resgatar” a colheitadeira da propriedade, mas ela já estava apreendida.

A polícia ainda encontrou vários “sinistro” de incêndio na seguradora em nome de Fábio e identificou várias alterações na máquina agrícola. Os três suspeitos já tinham passagens por estelionato e agora responderão por estelionato simples, estelionato específico, associação criminosa e falsidade ideológica.

Campo Grande News/PH

Campo Grande/MS, Ações Judiciais, Transferência Carcerária

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens