Sexta-Feira 26/04/2024 05:36

Mbappé, o menino prodígio, faz 20 anos com pés no chão: "Não me sinto uma pessoa extraordinária"

Mundo - Esporte - Futebol


Foto: Reuters

Um dos maiores fenômenos do esporte contemporâneo, sem qualquer traço de exagero, faz aniversário nesta quinta-feira. Kylian Mbappé, o menino prodígio, a joia francesa, a Tartaruga Ninja do Paris Saint-Germain completa 20 anos de idade impressionando o mundo tanto por suas façanhas precoces quanto pela simplicidade com a qual as encara.

- Não muda nada na minha vida (completar 20 anos). Estou ficando um pouco mais velho, só isso - conta, aos risos, em entrevista ao "Le Parisien".

Até o ano retrasado, quem era Mbappé? Provavelmente mais um garoto dentre tantos outros com o sonho de se tornar jogador de futebol. Nascido em Paris em 1998, justamente no ano do primeiro título mundial da França, ele saiu bem novo para tentar a sorte na base do Monaco. E decolou no time do Principado.

Foi a temporada 2016/17 que o apresentou ao mundo - vejam só, apenas dois anos atrás. Com a camisa do Monaco, Mbappé marcou 26 gols em 44 jogos, foi campeão francês e um dos principais jogadores na surpreendente campanha que terminou nas semifinais da Liga dos Campeões - a Juventus foi para a decisão na ocasião com duas vitórias.

- Estou tentando sobreviver (à fama), no momento acho que estou conseguindo (risos). O que é estranho é que eu não sinto que estou fazendo algo extraordinário. As pessoas me dizem o contrário, mas só estou vivendo o meu sonho. Eu sempre sonhei em viver assim, eu queria ser jogador da mesma maneira que outras pessoas sonham em ter sucesso em outras áreas. Futebol é algo que gera muita publicidade, atrai muitos fãs e muita paixão. Mas eu não me sinto uma pessoa extraordinária - garante ele.

Títulos de Mbappé na carreira

  • Copa do Mundo - 1
  • Eurocopa Sub-19 - 1
  • Copa da França - 1
  • Copa da Liga Francesa - 1
  • Supercopa da França - 1
  • Campeonato Francês - 2

Na temporada seguinte, pelo preço exorbitante de 180 milhões de euros (a segunda transferência mais cara da história), Mbappé foi vendido ao Paris Saint-Germain apenas para dar sequência à carreira de sucesso. Aos 18 anos, tornou-se titular absoluto e indiscutível num time com Neymar, Cavani, Di María, Draxler e companhia.

Até o momento, são 73 gols marcados em 150 jogos oficiais disputados na carreira. Na Liga dos Campeões, marcou 13 em 23 partidas - nenhum jogador na história alcançou essa marca tão jovem.

Se havia alguma dúvida de que Mbappé era ou não esse fenômeno todo, a Copa do Mundo na Rússia encerrou a discussão. A seleção francesa comandada por Didier Deschamps e capitaneada pelo talento de Antoine Griezmann dependeu do futebol de Kylian Mbappé em diversos momentos. E ele não decepcionou. Em seu primeiro Mundial, marcou quatro gols - dois deles numa atuação brilhante na vitória sobre a Argentina, nas oitavas de final.

Na decisão contra a Croácia, foi dele o quarto gol da França, o que lhe rendeu uma façanha: tornou-se o primeiro jogador menor de idade a balançar as redes numa final de Copa desde... Pelé.

- Quero ganhar agora a Liga dos Campeões nesta temporada com o PSG - traçou ele o novo e mais cobiçado objetivo da carreira.

Aliás, Mbappé raramente dá entrevistas. Mas quando se dá o trabalho, quase sempre rouba a cena pela maturidade. Ao "Le Parisien", por exemplo, o atacante falou sobre sua relação com crianças.

- É um privilégio, na verdade. Eu estava no lugar deles há pouco tempo, também admirei vários jogadores. Gosto de estar em contato com as crianças, de ver o sorriso no rosto delas, é algo extraordinário para mim. Mas ser admirado também significa ter muita responsabilidade. Eu tenho que ser exemplar o máximo possível no campo, mas fora também. É um desafio com o qual eu lido todos os dias - explicou.

- Nessa idade, eles não ligam para conselhos. Jovens, nós gostamos de aproveitar, nos divertir. Quando estou com eles, brinco com eles. Isso provavelmente é mais marcante do que dizer "faça isso, faça aquilo" - completou.

Globo Esporte/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens