Quinta-Feira 25/04/2024 08:20

Liberados pelo STJ, André e filho não podem falar com outros investigados

Estado - Ações Judiciais - Habeas Corpus Concedido

Fim do instituto usado para lavar dinheiro beneficiou ex-governador

Ex-governador André Puccinelli respondem em liberdade. - Arquivo

Beneficiados por liminar em caráter especial concedida pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, o ex-governador André Puccinelli (MDB) e o filho André Puccinelli Junior deixaram a cadeia no final da tarde de ontem, depois de cinco meses presos preventivamente em razão de investigações da Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal. No entanto, apesar de passarem a responder em liberdade, estão submetidos à série de medidas cautelares.

Conforme decidido pela ministra Laurita Vaz ao deferir pedido de habeas corpus, ambos estão proibidos de manter contato com os demais investigados, como o advogado João Paulo Calves, o ex-secretário adjunto de Estado de Fazenda André Luiz Cance, e o empresários João Roberto Baird, entre outros. Também não podem desempenhar as atividades econômicas relacionadas às práticas delitivas e ainda tiveram as funções públicas suspensas. 

“[...] a segregação corporal não me parece mais necessária para evitar a reiteração para evitar a reiteração delitiva ou para assegurar a instrução criminal e a aplicação da lei penal, sendo suficientes para tal objetivo, agora, a imposição de medidas cautelares diversas da prisão”, decidiu Laurita Vaz, baseada também em justificativas da defesa de que não havia continuidade da lavagem de dinheiro e tampouco ocultação de provas apontadas pela acusação.

Puccinelli e o filho foram presos pela PF no dia 20 de julho, durante a Operação Papiros de Lama, desdobramento da Operação Lama Asfáltica, que apura supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro durante a gestão do ex-governador. O Instituto Ícone de Ensino Jurídico, fundado por Andre Puccinelli Junior, teria sido usado para intermediar o pagamento de propinas. Por este motivo, a denúncia sinalizava para continuidade do crime.

Ao reconsiderar decisão anterior que havia indeferido o pedido da defesa, a ministra explicou que o intervalo entre a prisão e o momento atual comporta essa revisão. “O risco de reiteração nos mesmos crimes já se enfraqueceu, seja pelo decurso do tempo ou pelo noticiado encerramento das atividades do instituto utilizado para dar legitimidade aos valores adquiridos de forma espúria”, fundamentou a ministra. Ela lembrou que as medidas cautelares podem ser revogadas em caso de descumprimento ou superveniência de fatos novos.

Correio do Estado/PH

Mato Grosso do Sul, Ações Judiciais, Habeas Corpus Concedido

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens