Sexta-Feira 26/04/2024 18:34

Quadrilha que explodiu casas e loja encurralou 12 policiais em delegacia

Ações Policiais - Crime Organizado

Sede da Polícia Nacional em Ypejhú foi cercada e policiais avisados de que se saíssem seriam executados a tiros de fuzil

Vista aérea da mansão da família Alderete, destruída por bombas (Foto: ABC Color)

Logo após cruzarem a fronteira entre Paranhos (MS) e Ypejhú (Canindeyú), na madrugada de ontem (19), pelo menos 30 bandidos usando roupas camufladas ocupando cinco caminhonetes se dividiram em dois grupos.

Um grupo foi em direção à mansão da família do traficante Zacarias Alderete Peralta, no bairro Virgem do Rosário. O outro seguiu para a Comissaria (delegacia) da Polícia Nacional, onde 12 policiais descansavam.

Armados com fuzis automáticos, os sicários – como os pistoleiros são chamados no Paraguai – ordenaram aos policiais que ficassem dentro da delegacia e não tentassem impedir o ataque às casas e loja da família Alderete. Em menor número, os policiais paraguaios acataram as ordens.

Com os policiais da cidade cercados, os bandidos invadiram a mansão (no mesmo terreno há outras duas casas), localizada na Rua Manuel Alderete com Ponce de Arruda e a loja de veículos na Avenida Mariscal Estigarribia, a poucos metros do território brasileiro.

Na mansão estavam a filha de Zacarias, Rosana Antonia Alderete Peralta, 30, a nora dele Aline Veron Bittencourt, e o neto, de seis meses de vida. Aline é mulher de Diego Zacaria Alderete Peralta, filho de Zacarias, sobrevivente da chacina ocorrida em 19 de outubro de 2015 em Paranhos e o novo chefe do tráfico na região.

Moradores de Ypejhú, acordados pelos tiros e gritos, contam que as duas mulheres foram levadas pelos bandidos para a frente da casa e, a poucos metros do Juizado de Paz da cidade, foram interrogadas sobre o paradeiro de Diego. Ele e o pai não estavam na cidade.

Após o interrogatório, os bandidos começaram a atacar a mansão e as demais casas do terreno com granadas, dinamite e tiros de fuzil. Paredes, telhados e demais estruturas vieram abaixo. Um policial brasileiro que esteve no local ontem disse que o cenário lembra cidades do Afeganistão destruídas por anos de guerra civil.

O ataque durou pelo menos meia hora. A quadrilha atacou também a loja de revenda de carros Tatto Veículos, de propriedade da família Alderete, onde pelo menos 16 carros foram queimados.

Detidos – Até agora a polícia paraguaia não tem pista dos criminosos, mas a imprensa paraguaia atribui o ataque à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). O objetivo seria acabar com o clã Zacarias e tomar de Diego Alderete o controle do tráfico de drogas na cidade.

Na noite de ontem, policiais paraguaios, acompanhados pelo promotor Jorge Romero, fez buscas em cinco casas e em um depósito comercial da cidade à procura de pistas dos bandidos.

Os paraguaios Jorgelino Portillo Rodríguez e Julian Delmontes Piris foram detidos e levados para depoimento, mas liberados em seguida.

Eles seriam funcionários da família Alderete e foram encontrados com uma caminhonete Mitsubishi Triton com placa de Balneário Camboriú (SC), duas motos, três pistolas 9 milímetros, uma escopeta calibre 12, munições e rádios de comunicação.

Campo Grande News/PH

Paranhos/MS, Ações Policiais, Crime Organizado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens