Quinta-Feira 25/04/2024 17:48

"Boxing Day": apesar das críticas ao calendário apertado, tradicional data do futebol inglês resiste

Mundo - Esporte - Futebol

No dia seguinte ao Natal, equipes das quatro primeiras divisões da Inglaterra vão a campo. Tradição, que começou no século XIX, também chegou à Itália

Sam Bagnall - AMA/Getty Images

Já é tradição: todo dia 26 de dezembro, logo após as comemorações do Natal, equipes de futebol das quatro principais divisões da Inglaterra vão a campo. A data é conhecida como “Boxing Day”, um feriado bancário para os ingleses e outros países que fizeram parte do Império Britânico.

Neste ano, a Premier League terá nove partidas no “Boxing Day”. Os únicos times que não entrarão em campo são Southampton e West Ham, que duelarão no dia 27.

Apesar da tradição, o “Boxing Day” e a maratona de jogos no qual está incluído causam controvérsia na Inglaterra. Desde a década passada, movimentos liderados por clubes e jogadores pedem a extinção da sequência de partidas no fim e início dos anos – entre os dias 30 de novembro de 2018 e três de janeiro de 2019, por exemplo, foram marcadas oito rodadas da primeira divisão inglesa.

– Esse assunto é bem quente, porque o futebol na Inglaterra esgota os jogadores fisicamente. O último dia da maratona de jogos consegue ter uma importância até maior do que o “Boxing Day”, já que os atletas sabem que estão perto de descansar um pouco, e os torcedores enxergam a necessidade de os times reporem as energias – explica o jornalista inglês Tim Vickery, que vive no Brasil desde 1994.

O atacante brasileiro Richarlison, que chegou à Inglaterra em 2016, encara positivamente disputar partidas no dia 26 de dezembro:

– Jogar no Boxing Day é especial pelo fato que essa época do ano atrai muitos turistas que visitam a Inglaterra e aqui acaba sendo um dos únicos lugares do mundo que continua tendo jogos durante o fim do ano. Então, os estádios que sempre recebem ótimos públicos acabam ficando ainda mais cheios neste período. Isso deixa a atmosfera ainda melhor do que já é naturalmente – conta o jogador do Everton, que também já passou pelo Watford.

Outro motivo que pesa contra o “Boxing Day”, de acordo com Vickery, é o fato de o sistema de trens na Inglaterra não funcionar em 26 de dezembro. Com isso, os torcedores têm mais dificuldade em assistir aos jogos, principalmente como visitantes.

– Antigamente, os jogos do “Boxing Day” eram disputados entre times de regiões próximas, o que facilitava o acesso da torcida. Hoje, entretanto, já vemos jogos que opõem equipes de áreas distantes na Inglaterra. Essa dificuldade de acesso ainda se soma ao fato de que, no dia 26, as pessoas ainda estão envolvidas nas festividades de família, após o Natal, e nem sempre conseguem liberação para ir aos jogos – afirma.

Mesmo com as dificuldades de jogadores e torcedores para lidar com a sequência de jogos, o jornalista inglês não acredita que o “Boxing Day” ou outras datas possam ser excluídas do calendário de fim de ano. Para ele, o mais provável é que, logo após a rodada do Ano Novo, se abra um espaço maior até os campeonatos retomarem as atividades.

– As partidas do dia 26 de dezembro devem ser mantidas, porque o “Boxing Day” é importante no contexto do mercado internacional. A Inglaterra não tem a concorrência de muitos campeonatos nesta data, o que faz com que a audiência em outros países seja muito grande. A mesma coisa acontece com os jogos nos primeiros dias do ano – relata.

A origem do termo “Boxing Day”

Alheio à polêmica sobre a continuidade ou não dos jogos de futebol no dia 26 de dezembro, o feriado do “Boxing Day” se mantém firme no calendário inglês desde 1871. A data, historicamente, é associada a gestos de solidariedade, ainda que não se saiba ao certo qual é a origem do termo que dá nome a ela.

Uma das correntes mais conhecidas diz que o nome faz referência a uma tradição medieval. Padres recolhiam esmolas para dar aos mais pobres e as colocavam em caixas, que seriam abertas no dia 26 de dezembro, data em que se celebra Santo Estêvão, considerado o primeiro mártir da Igreja Católica.

Também há quem diga que o termo seja oriundo de um costume do século XIX – mesma época da criação do feriado. Empregados do período vitoriano (de 1837 a 1901) costumavam trabalhar para os patrões no Natal, mas ganhavam folga logo depois, no dia 26. Quando iam para casa, levavam caixas com agrados oferecidos pelos empregadores.

Primeiro jogo competitivo da história aconteceu no dia 26

Antes de ser declarado feriado bancário, o dia 26 de dezembro já tinha uma ligação com o futebol. Foi nessa data, em 1860, que aconteceu a primeira partida competitiva entre clubes de futebol. O Sheffield FC venceu o Hallam FC por 2 a 0.

Hoje em dia, nenhum dos dois clubes tem relevância no futebol inglês. O Sheffield está na oitava divisão, enquanto o Hallam, em situação ainda pior, disputa a décima divisão.

Apesar da partida disputada em 1860, a tradição de se realizar jogos regularmente no "Boxing Day" começou apenas no fim do século XIX. Junto com o rugby, o futebol se tornou uma forma de entretenimento para o feriado. Antes, os ingleses costumavam caçar raposas, hábito que era considerado esporte, mas acabou proibido.

– Joguei no "Boxing Day" de 2017 pelo Watford, contra o Leicester. A gente percebe que é um dia diferente. O pessoal vai para o estádio celebrar o futebol, algo muito bacana. O futebol começou na Inglaterra, e eles levam essas tradições muito a sério – diz Richarlison.

Tradição migrou para a Itália

Ainda que os jogos no dia 26 de dezembro sejam mais associados à Inglaterra, a Itália também aderiu à tradição em 2017. A atual edição do Campeonato Italiano será a segunda com jogos na data.

O meia brasileiro Gerson, que pertence à Roma e está emprestado à Fiorentina, garante que ir a campo no "Boxing Day" não impacta tanto no planejamento dos clubes italianos:

– Já deu para acostumar. Temos que trabalhar e fazer o melhor, como tentamos em todos os jogos. Geralmente, aqui não tem concentração. Dá para curtir os dias 24 e 25 e se cuidar para o jogo do dia seguinte.

Confira os jogos do "Boxing Day" na Inglaterra e na Itália:

Inglaterra:

Fulham x Wolverhampton – 10h30

Burnley x Everton – 13h

Crystal Palace x Cardiff – 13h

Leicester x Manchester City – 13h

Liverpool x Newcastle – 13h

Manchester United x Huddersfield – 13h

Tottenham x Bournemouth – 13h

Brighton x Arsenal – 15h15

Watford x Chelsea – 17h30

Itália:

Frosinone x Milan – 9h30

Atalanta x Juventus – 12h

Bologna x Lazio – 12h

Cagliari x Genoa – 12h

Fiorentina x Parma – 12h

Sampdoria x Chievo – 12h

Roma x Sassuolo – 15h

SPAL x Udinese – 15h

Torino x Empoli – 15h

Inter de Milão x Napoli – 17h30

Globo Esporte/PH

Esporte, Futebol, Boxing Day, Calendário Apertado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens