Quarta-Feira 24/04/2024 11:21

Atenção gestores municipais: novas regras para cadastro de Equipes de Atenção Básica

Brasil - Ações Públicas - Saúde

Foto: Divulgação 

Códigos, carga horária e tipos de profissionais das Equipes de Atenção Básica (eAB) que podem ser inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) sofreram alterações. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção dos gestores municipais para a publicação da Portaria 18/2019, que trata do assunto.

A entidade destaca que as mudanças seguem as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. Pelo texto, ficam incluídos na Tabela de “Tipo de Equipes do CNES”, os que se seguem:

CÓD    TIPO DE EQUIPE

55      Equipe de Atenção Básica (eAB)

56      Equipe de Atenção Básica com Saúde Bucal Modalidade I (eABSBM1)

57      Equipe de Atenção Básica com Saúde Bucal Modalidade II (eABSBM2)

As equipes deverão ser lotadas apenas aos tipos de estabelecimentos: 01 - Posto de Saúde; 02 - Centro de Saúde/Unidade Básica; 15 - Unidade Mista; 32 - Unidade Móvel Fluvial; e 40 - Unidade Móvel Terrestre. Os estabelecimentos que cadastrarem o tipo de equipe relacionada neste artigo deverão informar obrigatoriamente o Serviço Especializado 159/001 - Atenção Básica/ Atenção Básica ou 159/002 - Atenção Básica/ Atenção Básica com Saúde Bucal, conforme o caso.

Composição das Equipes AB

No anexo da Portaria 18, o Ministério define composição das equipes de AB, admitindo: as equipes mínimas de eAB deverão ser compostas por médicos (preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade), enfermeiro (preferencialmente especialista em saúde da família), auxiliares e/ou técnicos de enfermagem, podendo contar com cirurgião-dentista (preferencialmente especialista em saúde da família), e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal. Esses profissionais deverão atuar na equipe com carga horária mínima 10 horas semanais, contando com o máximo de 3 profissionais por categoria e devendo somar no mínimo 4O horas semanais por categoria, exceto profissionais de saúde bucal que deverão atuar com carga horária de 40 horas semanais cada. Os profissionais participantes das equipes eAB, desde que não seja em horário concomitante, poderão atuar em outras equipes da Política Nacional da Atenção Básica, exceto Equipes de Saúde da Família (eSF).

A CNM ressalta que os gestores poderão, opcionalmente, além da equipe mínima, incluir outros profissionais extras com ocupações como: médicos, enfermeiros, trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde, entre outros. Os profissionais extras não farão jus a recurso diferenciado na equipe, exceto para os casos previstos na Pnab, não devendo ser marcados como equipe mínima.

Quanto à composição da eAB contar com profissional do Programa Mais Médicos, essa opção é contemplada com o condicionante que o médico atue, obrigatoriamente, por 40 (quarenta) horas semanais, conforme edital do Programa.

Saúde Bucal na eAB

Segundo a Portaria 18, os profissionais da saúde bucal poderão atuar de forma complementar em Unidades Odontológicas Móveis (UOM), dividindo sua carga horária semanal (CHS), de forma a não desassistir as populações atendidas.

Financiamento

O financiamento e a suspensão dos recursos relativos às equipes citadas nesta Portaria é regido pelo disposto no art. 85-A da Portaria de Consolidação 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Será permitido e considerado para efeito do financiamento das equipes, o prazo de 60 dias, a contar da data de desativação do profissional, para realocação de outro. Expirado o prazo estabelecido no caput deste artigo, a exportação dos dados da equipe referenciada será bloqueada.

No caso de ocorrência de problemas na alimentação do CNES e do sistema de informação vigente, o gestor poderá solicitar o pagamento de crédito retroativo às equipes de saúde que atuam na Atenção Básica nos termos do Anexo XXII da Portaria de Consolidação 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, item 6.2 - Solicitação de crédito retroativo dos recursos suspensos.

Caberá à Coordenação-Geral dos Sistemas de Informação do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (CGSI/DRAC/SAS/MS), como gestora do CNES, formalizar junto ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS/SE) a demanda para operacionalização desta Portaria no CNES.

Para auxílio dos gestores, a CNM sugere verificar as seguintes Portarias:

Portal CNM/PH

Ações Públicas, Atenção de Gestores, Novas Regras para Cadastro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens