Sexta-Feira 19/04/2024 16:20

Buraqueira nas ruas gera sensação de dinheiro de impostos sem volta, afirmam contribuintes

Trânsito - Dinheiro sem Volta


Motociclista trafegando em via esburacada na Vila Toscana. - Crédito: Vinicios Araújo

Em tempo de crise, todo e qualquer gasto financeiro acaba sendo bem analisado. Mas, e quando a obrigatoriedade coloca o contribuinte contra a parede sob a promessa de melhorias? Para alguns douradenses, o pagamento de taxas como IPTU e IPVA traz uma sensação de “dinheiro sem volta”, já que apesar do pagamento, ruas e avenidas estão cada dia mais infestadas com buracos.
 
Nesta manhã o Dourados News saiu às ruas da cidade e encontrou vários trechos quase que intransitáveis, como é o caso da Rua Takao Massago, entre as vias Fradique Ferreira e Projetada L, na Vila Toscana. 
 
Nessa parte da via dezenas de crateras surgiram de um lado ao outro, obrigando os motoristas a trafegarem bem abaixo da velocidade permitida, caso contrário é dano material na certa. 
 
O filho do Nivalcir Rodrigues mora em um condomínio localizado exatamente neste ponto da Takao Massago. Ele diz frequentar o residencial com frequência e que a situação da rua é o retrato de uma “cidade abandonada”.
 
“Isso é uma vergonha. Fica difícil pra gente que contribui certinho com IPTU e IPVA. É um dinheiro sem volta”, desabafou.

Algumas quadras dalí, mais buraco. A maioria coberta por água da chuva que atingiu Dourados nesta madrugada. 
 
E por falar em chuva, durante esse período é preciso tomar um cuidado extra ao trafegar pelas vias esburacadas. O risco de acidentes aumenta e pode até colocar em risco a vida dos usuários, principalmente motociclistas.
 
Em junho de 2017 a douradense Sônia Aparecida Rodrigues Fernandes morreu em acidente de motoapós tentar desviar de um buraco na Rua José Roberto Teixeira, próximo ao HU (Hospital Universitário).
 
No dia ela trafegada sob forte chuva e ao tentar se livrar da cratera acabou perdendo o controle e batendo a cabeça em uma árvore no canteira da via. A vítima havia acabado de sair do trabalho e seguia para o almoço em casa.
 
Naquela mesma semana outra morte já havia sido registrada por buracos. A idosa Valdomira Nunes da Rocha, 61, não resistiu aos ferimentos após queda de moto provocada por um desses defeitos no asfalto e veio a óbito 20 dias depois de internada.
 
A morte das douradenses resultou em manifestos em Dourados com passeatas e protestos na Câmara de Vereadores. 

MAIS BURACOS

Em outro ponto visitado nesta terça-feira (15), desta vez na Rua Natal, esquina com a Major Capilé, mais um contribuinte insatisfeito com a aplicação do recurso colhido via tributos.
 
O aposentado Leonildo Mendes Gontijo, de 77 anos, é proprietário de vários terrenos com mais de 20 imóveis na quadra. Só apartamentos são 18. 
 
Ele revelou ao Dourados News que já está se preparando para pagar cerca de R$ 15 mil de IPTU, mas lamenta a falta de uma aplicação efetiva do recurso. 
 
“Moro aqui há mais de 30 anos e esse rua sempre sofreu com esses buracos. Esse da esquina mesmo está aí há seis meses e ninguém se quer se importa”, disse. O buraco ao qual Leonildo se refere está na esquina da Rua Natal com a Major Capilé e segundo ele, “graças a Deus” nunca ocorreu nenhum acidente. 

“A gente paga certinho, mas já com a consciência de não ter retorno nenhum. Aqui eles não fazem nada”, lamentou o contribuinte.

OUTRO LADO

Em contato com o poder público nesta manhã, percebeu-se um verdadeiro jogo de batata-quente. Para a Secretaria de Obras Públicas, dirigida atualmente pelo interino Carlos Dobes, a responsabilidade do tapa-buracos é da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).
 
Já para o também interino Roberto Pereira da Silva, responsável pelos serviços urbanos, essa competência deliberada sobre a secretaria é resultado de uma determinação informal e que não faz parte das atividades prioritárias da pasta.
 
“Nós vamos fazendo, da maneira que é possível, mas se formos analisar as competências da Semsur o tapa-burado não faz parte do nosso quadro”, disse ressaltando que as prioridades da secretaria são limpeza urbana, iluminação pública e coleta de lixo.
 
Apesar disso, Roberto disse que o município gasta cerca de R$ 180 mil por mês com as ações de tapa-buraco, isso apenas pela produção da malha asfáltica e o pagamento da mão-de-obra, fruto de um convênio com a Agepen (Agência Penitenciária Estadual). 
 
Ele afirmou que há três frentes de trabalho: uma com caminhão em locais com maior necessidade de malha e outros dois veículos menores que cumprem ações esporádicas.
 
“Há um cronograma que nos direciona onde realizar as atividades, porém, este pode ser alterado em casos emergenciais”, disse.
 
Roberto também destacou que com o tempo instável não há como manter os serviços. 

Dourados News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens