Quinta-Feira 25/04/2024 17:02

Em rua sem energia, moradores improvisam para ter luz elétrica

Energia - Improviso


Parte da rua ficou abandonada pelo poder público - Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado

Os atuais e futuros moradores da Rua Martine de Moraes no bairro Rita Vieira, em Campo Grande, vivem um transtorno diário. Uma parte da via - cerca de um quilômetro - não tem pavimentação asfáltica, não tem iluminação pública e rede de abastecimento de energia, além da falta de coleta de lixo. Com a rua totalmente sem iluminação tem sido algo de vândalo que jogam lixo e também esconderijo para usuário de drogas, confirma a proprietária de uma chácara que tem no local EmíliaThal, de 68 anos. 

“Tem 40 anos que tenho essa chácara aqui. Nessa rua eu pago dois IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), taxa de lixo e iluminação. Eu não tenho coleta de lixo porque o caminhão não passa aqui e não tem iluminação”, destaca. 

De acordo com ela, para conseguir o abastecimento de energia foi preciso que colocasse um gerador no fundos da chácara ligado na rede de distribuição da rua de trás. “O relógio fica nos fundos. Se não tem ninguém o funcionário da Energisa passa e não faz a leitura. A conta vem por  histórico de consumo, faz pela média”, reclama. 

Ainda conforme relato de Emília, ela já buscou várias vezes a Prefeitura de Campo Grande para que fosse instalados postes de iluminação na via e a rede de abastecimento. “Eles falaram que tem que instalar 30 mil lâmpadas na cidade e não tem dinheiro. Eu conheço todo mundo da ouvidoria, secretaria de Obras, de tanto que vou lá. O projeto para colocar a energia ficou em R$ 94 mil e disseram que não tem dinheiro”, ressaltou. 

Quem também sofre com a falta de serviços na rua é o casal Arnaldo Souza Lima, de 49 anos, e Aparecida Ribeiro, de 53 anos, eles moram em uma casa cedida pela igreja que fica na rua Roterdam - rua de trás da casa - e só tem luz elétrica na residência porque a igreja fornece. “Aqui quando a gente tem que ir ao médico no centro saímos de madrugada, não tem como ver nada. Fica gente usando droga nesses matos, já queimaram até carro aqui na rua”,  afirmou Aparecida. 

Há um ano  a dona de casa Francielle Ketlin Silva Carvalho, de 28 anos, junto com seu esposo  comprou um terreno na rua, mas não conseguem construir porque não tem abastecimento de energia na via. “Todos os dias pegamos gente jogando lixo, usando drogas, fazendo a rua de motel. Por não ter iluminação é muito perigoso, assaltos são constantes. Se começarmos a construir do jeito que está é capaz de levarem tudo”. Ela contou ainda que o marido fez faixas pedindo para que não joguem lixo na rua, mas não adiantou. “Foram todas picotadas em menos de uma semana e ainda entraram dentro do meu terreno e jogaram um monte de lixo para nos amendontrar!”. 

Em nota a assessoria de imprensa da Energisa - responsável pela distribuição de energia em Campo Grande - informou que a responsabilidade pela implantação é avaliada considerando os critérios da Resolução Normativa ANEEL 414/2010. “Sendo analisada - caso a caso -  mediante as documentações apresentadas pelo interessado.

A solicitação de fornecimento pode ser feita em qualquer agência de atendimento (solicitar ligação nova em perímetro urbano). É preciso apresentar documentos que comprovem a posse do imóvel”, destacou. A prefeitura foi procurada, mas não respondeu a demanda. 

Correio do Estado/ JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens