Quinta-Feira 28/03/2024 20:55

Consumidores podem recorrer ao valor da conta de energia sem sofrer corte no fornecimento

Estado - Energia - Direito de Recorrer


Energisa em Dourados. - Crédito: Reprodução/Google Maps

Nas primeiras semanas do ano muito se falou sobre uma suposta elevação injustificada nas contas de energia em Mato Grosso do Sul. Ontem à tarde populares se reuniram na unidade de atendimento da Energisa em Dourados para protesto e, segundo informações da Defensoria Pública do Estado, consumidores que se sentirem prejudicados e sem condições de pagar o valor cobrado pela empresa, podem recorrer na justiça sem risco ao fornecimento. 
 
A defensora pública de defesa dos direitos do consumidor Mariza Gonçalves, também membro do Conselho Municipal do Consumidor, disse ao Dourados News nesta manhã (22) que a ação pode ser adotada como forma de esclarecer a cobrança pelo consumo de energia elétrica, a fim de impedir que ambas as partes sejam prejudicadas.
 
“Isso não se caracteriza como inadimplência, então não pode ser feito o corte do fornecimento. O que se espera é que as informações sobre consumo e cobrança sejam elucidadas de maneira a garantir a preservação do direito de ambas as partes. Vale ressaltar que a ação não garante a anulação da conta. A Justiça, como em qualquer outro caso, analisará as provas levantadas, de maneira individual, a fim de decidir qual parte está de fato com a razão”, explicou.
 
Para conseguir recorrer à cobrança o consumidor precisa primeiramente ir até o Procon para que seja agendado um levantamento de carga, onde serão colhidas informações sobre o consumo no mês referente a cobrança. A partir daí é possível acionar a Justiça.
 
“Caso o consumidor não tiver condições de contratar um advogado, ele pode vir até a Defensoria Pública onde será disponibilizado um serviço jurídico gratuito para que ocorra o acionamento judicial”, disse a defensora.
 
Como meio de acelerar o processo e evitar a interrupção do fornecimento, a Defensoria utilizará de tutela antecipada para garantir que o processo seja encaminhado de forma mais dinâmica. Assim, será feito um pagamento com o valor médio das últimas três contas anteriores ao mês de referência. 
 
Como já citado por Mariza, a ação na Justiça não garante que a fatura será anulada. Ela apenas dará ao consumidor a oportunidade de buscar recorrer sobre o valor não justificado. Para isso serão necessários o levantamento de provas de consumo, relato de testemunhas, informações sobre a rotina do imóvel e tudo o que possa provar a ilegalidade na cobrança.
 
OUTRO LADO 
 
Ainda ontem, o coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz, voltou a afirmar que os aumentos notados nas contas de janeiro, foram motivados em sua maioria por conta do calor em excesso do período que exige mais dos aparelhos como ar condicionado e também as férias escolares, época que conta com mais pessoas em casa e impacta no consumo de energia. 
 
Ele disse ainda ao Dourados News, que a empresa se dispôs a analisar “caso a caso”, as reclamações referentes às cobranças, sendo que para isso, os usuários necessitam registrar atendimento na sede da empresa ou via telefone: 0800-722-7272.

Dourados News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens