Quinta-Feira 25/04/2024 03:53

Detentos transformam bicicletas velhas em cadeiras de rodas em Corumbá

Geral - Inclusão


Divulgação

Um projeto desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) no Estabelecimento Penal de Corumbá  (EPC) está transformando bicicletas velhas em novas cadeiras de rodas. A iniciativa oferece para quem está dentro – e principalmente para aqueles que estão do lado de fora das unidades penais – um momento de reflexão sobre a ressocialização, considerada a principal missão da administração penitenciária.

Matéria-prima vasta, equipamentos específicos e criatividade se somam na transformação de antigas bicicletas abandonadas nos pátios de delegacias do Estado em novas cadeiras de rodas, levando a liberdade da locomoção para quem realmente precisa.

A transformação do antigo pelo novo fica a cargo de três reeducandos que já estavam acostumados a reformar cadeiras de rodas levadas até o presídio por um projeto social da cidade chamado Novo Olhar. Agora, com as bicicletas doadas pela Polícia Civil à Agepen, o desafio está em construir do zero a estrutura que garantirá locomoção a deficientes carentes de Corumbá e região.

O objetivo é atender pessoas com deficiência que não têm condições de pagar pelo benefício – já que o custo de uma cadeira de rodas pode variar entre  R$ 1,5 mil a R$ 10 mil – refletindo em qualidade de vida  para elas.

Segundo o diretor do presídio, Amilton Jorge da Costa Evangelista, a ideia é transformar materiais em desuso em peças que serão úteis novamente. “Nesse projeto também são feitas bicicletas funcionais, coordenadas pelas mãos, que irá abranger outro público com necessidades especiais”, explicou o diretor afirmando que o trabalho requer tempo e dedicação, por ser muito minucioso.

Os trabalhos foram retomados há seis meses e, até o momento, foram confeccionadas sete cadeiras de rodas, que futuramente serão doadas à população local.

Os internos que trabalham na confecção das cadeiras são beneficiados com a remição de pena: um dia a menos para cada três dias trabalhados. Além disso, o trabalho oferece uma nova especialização aos trabalhadores, ajudando na inserção ao mercado de trabalho, que geralmente é dificultada pelo preconceito da sociedade.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a produção de cadeiras de rodas no Estabelecimento Penal de Corumbá é um exemplo dos projetos sociais desenvolvidos junto à população carceraria do Estado, que atendem diretamente à população carentes. “São várias as iniciativas desenvolvidas pela Agepen com mão de obra prisional como reformas de escolas, fabricação de brinquedos, confecção de perucas para pessoas com câncer, hortas sociais, entre outros”, destaca.

Dourados News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens