Quinta-Feira 28/03/2024 14:37

No garimpo sub-20, europeus levam mais de 100 olheiros; Maioria de brasileiros vê pela TV

Mundo - Brasil - Esporte - Futebol


Foto: Raphael Zarko

"Se perceber, tem mais observador do que torcida nesse jogo aqui". O comentário é do ex-jogador Jamelli, hoje observador técnico do Olympique de Marselha, durante Bolívia e Colômbia dessa segunda-feira, preliminar de Brasil e Venezuela, em Rancagua, pelo Sul-Ameriano sub-20 no Chile.

Não é exagero. O ex-meia de 44 anos, que inicou carreira no São Paulo e jogou no Santos, Corinthians, Zaragoza (ESP) e outros times, é um entre os mais de 100 profissionais que acompanham o torneio em Rancagua - a organização da competição recebeu recorde de registros entre observadores, diretores de clubes - maioria europeus, claro - e representantes de fundos de investimento e de empresários.

Muitos vieram direto da Copa São Paulo de Juniores e vão ficar até o fim da primeira fase no fim de semana - tempo suficiente para a observação e para possíveis negócios em vista. A organização do Sul-Americano concede tratamento especial para esse filão do negócio do futebol. Nesta terça, cerca de 40 deles vão ter transporte, almoço e passeio pela cidade.

Os clubes brasileiros ainda são coadjuvantes neste garimpo de jovens promessas sul-americanas - dos 30 que iniciaram a competição e atuam fora do seu país de origem, apenas quatro atuam no Brasil. São eles: no Paraguai, Antonio Galeano (São Paulo) e Anibal Vega (Palmeiras), na Colômbia, o recém-contratado Iván Angulo (Palmeiras) e o santista Jackson Porozo, do Equador.

O GloboEsporte.com consultou clubes da Série A. Poucos enviaram analistas de desempenho, observadores e representantes. Nessa segunda, o coordenador da base do Palmeiras, João Paulo Sampaio chegou para acompanhar também os cinco brasileiros da seleção sub-20. Ele contou à reportagem que tem autorização da direção do clube para investir nessas competições.

- Se for bom negócio, tenho carta branca, claro. Como foi o caso do Angulo, um empréstimo com passe estipulado. Aconteceu ano passado no Sul-Americano sub-15 na Argentina, quando contratamos um jogador boliviano, que é filho de brasileira. Vi na seleção da Bolívia, era o camisa 10. Melhor levar numa situação assim, acompanhando o histórico deles na base, do que fazer como o Brasil fez anos atrás levando jogadores já consagrados que saem mais caros. Como foi com Conca, D´Alessandro, entre outros. Se você chegar um pouco antes, é melhor - comentou Sampaio, ressaltando que, apesar da concorrência com clubes europeus, um grande clube do futebol brasileiro ainda atrai.

- Falando em clubes da América do Sul, os brasileiros são os melhores economicamente. Têm que estar na frente.

Em troca de administração e em meio a mudanças no Centro de Inteligência em Mercado, o Flamengo cancelou a ida de dois observadores para o Sul-Americano. Outros clubes, muitos em crise econômica, acompanham pela televisão - o SporTV transmite os jogos -, por plataforma de jogos, caso do Fluminense, e também tentam, dentro do possível, monitorar as revelações em contato com observadores a serviço de outros clubes. São Paulo, Corinthians, Internacional e Bahia, que tem o observador da seleção Wendel a serviço da CBF, acompanham mais de perto.

Italianos em peso, e Real de olho em Rodrygo

Tornio, Cagliari, Sampdoria, Atalanta, Empoli, Bologna, Ferrara… A delegação italiana é uma das maiores entre os observadores estrangeiros na cidade de Rancagua - Talca e Curicó também sediam o torneio, mas a sede principal e da fase final é Rancagua.

Da Espanha, os gigantes Real, Barcelona, Atlético de Madrid têm também a companhia do Sevilla, Betis, Valladolid. Da Inglaterra, representantes do Liverpool, Machester City e United, Everton, Arsenal. Entre os alemães, Frankfurt, Bayer Leverkusen, entre outros. Franceses marcam presença com PSG, Lille, Monaco, além do Olympique de Jamelli.

Mas também há representantes de sul-americanos. Unión San Felipe e Magallanes do Chile acompanham os jogos. O San Lorenzo, o River e o Boca, da Argentina, também.

- É um campeonato que o mundo inteiro fica de olho. São muitos jogadores já mapeados pelos clubes. É complicado competir com tanta gente. Presto consultorias para alguns clubes da Europa sobre jogadores e a gente mapeia. Quando chega no sub-20, não se tem mais surpresa (de atleta desconhecido). O que existe é a confirmação de alguma coisa que se viu antes ou que o jogador não é exatamente aquilo que a informação dizia. A maioria está mapeado e é conhecido já - contou Jamelli, que é responsável pela observação dos franceses na América do Sul. O chefe dele é o ex-goleiro espanhol Zubizarreta.

Os dois gols de Rodrygo contra a Venezuela tiraram o peso do jovem jogador santista, já negociado com o Real Madrid. Um scout do Real na América Latina, Paulo Xavier, acompanhou de perto a partida, no estádio El Teniente em Rancagua. O procedimento é comum entre apostas contratadas por europeus. Observadores do Shakthar também acompanham de perto Marquinhos Cipriano e Marco Antonio Bahia, que deixa o Estoril em direção à Ucrânia depois do torneio.

Globo Esporte/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens