Sexta-Feira 19/04/2024 20:38

Daniela denuncia no MP falta de insumos e atraso de pagamento na Saúde

Ação Legislativa - Denúncia

Foto: Divulgação

A vereadora Daniela Hall (PSD) encaminhou dossiê ao Ministério Público Estadual relatando a situação de crise do Hospital da Vida. Dentre as principais reclamações está a falta de medicamentos, insumos e atraso no pagamento dos médicos, que estariam desde novembro sem receber os salários, o que pode culminar com paralisações e greves na Saúde.

De acordo com a vereadora, tanto funcionários como pacientes tem procurado o gabinete para manifestar insatisfação. Segundo Daniela, é constante a falta de medicamentos como o anti-inflamatório "Tilatil", o analgésico "Tramal Ev e o antibiótico "Cipro EV". A estrutura também estaria sem álcool nos quartos. Os profissionais mal têm o produto para realizar a assepsia das mãos.

A sala de preparo de medicações de um dos setores está sem ar condicionado e profissionais preparam a medicação "pingando suor" nas seringas. Materiais para punção venosa como abocaths faltam para crianças. Os profissionais contam apenas com abocath com agulhas grossas, sendo que o paciente que tem veias finas não aguentam a punção.

Segundo a vereadora, denúncias que chegam ao seu gabinete também dão conta de leitos enferrujados que facilitam infecções, assim como a janela do quarto 2 dos pacientes. Nesse local, pessoas internadas costumam deixar materiais pessoais. Falta pessoal para limpeza. Quando uma das funcionárias falta a outra fica sobrecarregada e há acúmulo de lixo pelo corredor.

A falta de materiais como o descarpax (coletor para material perfurocortantes) para descartar materiais perfurocortantes (agulhas, por exemplo) também é constante. Segundo os profissionais da Saúde os servidores são obrigados a improvisar com caixa normal de papelão correndo risco de serem contaminados.

Quando se utiliza essa alternativa o material não é recolhido pelo serviço de higienização, que também teme infecção. O lixo fica acumulado até que a enfermagem retire o material para que ele não fique amontoado no setor.

"A situação é tão grave que um paciente fez cirurgia no dia último dia 11 e necessitava uso de uma tala gessada não pode fazer o procedimento por falta de gesso. Familiares foram instruídos para compra de imobilizador de joelho", destaca.

Conforme Daniela, denúncias dão conta de que tem faltado soro fisiológico de 100 ml para diluir medicamentos. A única solução tem sido desprezar 900 ml do soro de 1000 ml para poder fazer as medicações, gerando prejuízo, já que após aberto o produto não pode ser armazenado.

Materiais de cama também são insuficientes e são destinados, a maioria das vezes, para uso nos banhos no leito e os casos mais graves. "Ou seja, os demais pacientes permanecem por vários dias sem trocar os lençóis. O número é insuficiente e o que chega esterilizado também".

Faltam produtos de limpeza específicos para unidades de Saúde. No banheiro há mofo no teto e pacientes dividem espaço com insetos de toda a ordem. Panos de chão para limpeza são improvisados, não secam e causam risco de acidentes. "A gravidade chega ao ponto de um rato ter subido em cima do leito de um paciente na madrugada do último dia 17, fato denunciado pelos servidores da Saúde", destaca.

A vereadora encaminhou relatório a Promotoria de Justiça e ao secretário adjunto de Saúde Vagner da Silva Costa. "Estamos colocando o nosso gabinete a disposição para buscar saídas que possam contribuir com o bom funcionamento do Hospital da Vida e demais unidades de Saúde de Dourados", destaca a vereadora.

Correio do Estado

Daniela Hall, ministério público, falta de insumos, pagamento atrasado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens