Sexta-Feira 29/03/2024 05:31

Pedro Vinícius sobre bullying que sofreu na infância: 'Para mim, todo menino era violento'

Brasil - Telenovelas - Malhação

Ator, que vive Michael em 'Malhação – Vidas Brasileiras', conta que passou por situações parecidas com as que o personagem enfrenta na novela por conta de sua sexualidade.

Foto: Fabiano Battaglin/Gshow

Em Malhação – Vidas Brasileiras, a vida de Michael não tem sido fácil. Apesar de ter uma mãe que o apoia e o ama acima de tudo, o adolescente já sofreu na trama com bullying, agressões e, recentemente, com o preconceito da família de seu namorado. Longe das câmeras, no entanto, os problemas do personagem não são muito diferentes de algumas experiências pelas quais o ator Pedro Vinícius passou em sua caminhada até aqui.

"Nunca passei por essa violência física que o Michael passou, mas é muito fácil para qualquer pessoa LGBT que tem o mínimo de empatia sentir a dor de quem passa por isso."

A cena em que o personagem é agredido por um grupo de garotos no banheiro do colégio foi uma das mais marcantes da atual temporada de Malhação e gerou uma grande repercussão entre o público. Pedro, que hoje se identifica como uma pessoa de gênero fluido, lembra que, na infância, passou por situações parecidas. "Sempre foi na base de intimidar, de chegar junto. A pessoa quer que você tenha uma resposta para o seu jeito, mas você só quer sair de perto daquele grupo", explica.

Assim como aconteceu com Michael na ficção, para ele, o banheiro do colégio também era sinônimo de perigo. "Essa intimidação era uma coisa tão forte que, na escola, eu não usava o banheiro. Não queria ficar sozinho lá com meninos de jeito nenhum, porque, para mim, todo menino era violento", conta. "São experiências tão enraizadas que às vezes você não entende. Eu não entendia por que tinha pavor de encontrar gente no banheiro. Se entrava e tinha alguém, eu lavava a mão até a pessoa sair e, só então, ia fazer xixi".

"Sempre fiquei mais com as meninas, porque me dava melhor com elas. Os meninos não queriam brincar comigo, porque eu era muito 'menininha', sempre fui assim."

O ator conta que o bullying que sofria no colégio se estendeu por grande parte de sua infância em João Pessoa, na Paraíba, cidade onde nasceu. "As situações que passei começaram no terceiro ano do Ensino Fundamental e foram até o sexto ano, porque estudei sempre na mesma escola. Pessoas chegavam e saíam, mas esse grupo de meninos sé aumentava ou continuava o mesmo", lembra.

"É engraçado, porque o seu sofrimento é a diversão daquelas pessoas. Eu passei por isso, de ver as pessoas se divertindo com um sofrimento meu, com uma dor minha. E foi assim por muito tempo."

O bullying deixou de ser parte de sua rotina quando se mudou para o Rio de Janeiro para cursar o Ensino Médio em um colégio que adota um moderno projeto pedagógico, em que alunos de todo o país estudam em regime de internato. Lá, Pedro pôde finalmente começar a expressar sua identidade e sexualidade sem medo. "No início, ainda me prendi muito, porque pensava: 'Vou morar nessa escola, não posso passar por isso de novo'. Então me fechei de qualquer ideia de me relacionar com meninos ou de fazer algo que fosse chamar atenção fora do que é heteronormativo", lembra.

Apesar das más lembranças da infância, Pedro comemora o fato de ter uma família que o apoia e vê como um presente a oportunidade de mostrar na TV as duras situações pelas quais passam muitos jovens LGBT no país. "Ver a repercussão e receber as mensagens que eu recebi... Você fica sem chão. Mas não fico tão surpreso em ver que recebi mais de mil mensagens em algumas horas, porque são situações absurdamente comuns. E é engraçado, porque as pessoas vêm te agradecer sobre isso... É bom, mas às vezes não sei como reagir".

"Acredito muito que a intolerância em relação a gênero e sexualidade só existe porque o jeito de algumas pessoas ofende o padrão imposto pelo patriarcado, que é essa noção masculina. Então tudo o que é muito feminilizado sofre uma coerção absurda."

Depois dessa primeira experiência na TV, Pedro espera que seu trabalho continue fazendo a diferença na sociedade. "Quero estudar, ter uma formação, entrar cada vez mais nisso que estou descobrindo agora, porque tudo que tenho feito, a cada dia que passa, é uma aula para mim também. O set é também um lugar de muito aprendizado", diz.

"Pretendo ser realizado comigo e com as coisas que farei no futuro. E me orgulhar com o que isso vai deixar para as pessoas, porque é registro. Cinema é registro, novela é registro."

Gshow

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens