Sábado 20/04/2024 06:15

DAM atendeu mais de 90 mulheres e prendeu 11 homens por violência doméstica em janeiro

Ações Policiais - Violência Doméstica

Delegacia de Atendimento à Mulher - Crédito: Divulgação

A Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados divulgou balanço positivo registrado em janeiro no combate à violência doméstica. 

Foram ao todo mais de 90 mulheres atendida, 11 prisões efetuadas, 57 inquéritos encaminhados ao Tribunal de Justiça e 60 pedidos de medida protetiva. 

De acordo com o levantamento, as prisões ocorreram em caráter preventivo para garantia da segurança das vítimas. 

Dos inquéritos encaminhados à Justiça, casos denunciados enquadram violência doméstica e violência sexual, tanto a mulheres adultas quanto a adolescentes.

Ainda em janeiro, equipes da DAM realizaram cinco acompanhamentos de vítimas para tomada de pertences de casa.

Segundo a delegada responsável pela DAM, Paula Ribeiro, Dourados tem se destacado no combate à violência contra mulher. Isso decorrente a diversos fatores, como:

- parceria efetiva entre da DAM e o Ministério Público Estadual;
- celeridade na atuação preventiva;
- cobrança intensificada na Justiça para o andamento dos processos protocolados;
- rede de apoio à mulher com atuação ativa, indo até a vítima.

Paula explica que entre os fatores que limitam a busca por ajuda, se destacam a dependência emocional — sentimento de que não conseguirá ser feliz sem a companhia do marido agressor —, medo da independência financeira e também sentimento de incapacidade de saída do círculo de violência.

“É necessário ressaltar que a violência está presente em todas as classes. Na maioria das vezes, as mulheres, por amor ao marido, se sentem incapazes de ter uma vida longe do agressor. A dependência emocional é o fator limitante mais expressivo”, garantiu.

De acordo com a delegada, em 2018 foram atendidas mais de 2000 mulheres vítimas de violência doméstica. 

Segundo o artigo 5° da Lei Maria da Penha, esse tipo de crime se caracteriza por toda espécie de violência ou omissão baseada no gênero que resulte em morte, lesão, sofrimento físico, emocional ou sexual e dano moral e patrimonial. 

O PERFIL DO AGRESSOR

Com base nos atendimentos efetuados pela DAM, foi possível traçar um perfil comum entre os agressores. Paula Ribeiro explica que eles costumam ter total desrespeito pela pessoa humana da mulher, ou seja, para o agressor a mulher tem o mesmo valor de um objeto. 

Esse perfil também é destacado pelo sentimento de posse da vítima, uma espécie de enclausuramento da mulher a impedido de viver sua vida de forma livre e independente.

Eles são machistas e não possuem interesse de garantir ou promover a felicidade da mulher e sim, apenas o prazer próprio.

A delegada relatou que é comum ouvir expressões absurdas como: “foi só um tapa”, “ela sabe porque apanhou”, “ela mereceu”, e o mais comum, “se você não for minha não será de mais ninguém”.

“Em um caso o marido estuprava a esposa e ao prestar depoimento ele deixou claro que, para ele, esse é o papel da mulher: satisfazer seu desejo quando, onde e como quiser”, conta.

Algo que também é presente em casos de violência doméstica é a incidência do álcool. Apesar de não um fator determinante, o consumo de bebida alcoólica potencializa a violência. Nos plantões noturnos e nos finais de semana esse indicador chega a ser presente em 90% dos casos.

REDE DE APOIO

Dourados atualmente conta com uma rede de apoio, Viva Mulher, que oferece suporte psicossocial para as vítimas. O trabalho da rede é ativo, segundo Paula. 

“Eles não esperam as vítimas irem até a rede. Eles vão e isso tem sido um fomentador do combate à violência”, afirma.

Lá as mulheres recebem apoio psicoterapêutico, cujo foco está no enfrentamento às limitações e a promoção do valor da mulher. Além disso, as vítimas também recebem apoio social na busca por empregos e ganho de mantimentos alimentícios.

SERVIÇO — Toda mulher que se sentir violentada, oprimida ou possuir seus direitos de liberdade e bem-estar subtraídos pelo companheiro, pode procurar a DAM na Rua Francisco Feitosa Sobreira, 820 - Vila Bela.

Além disso, o atendimento pode ser encontrado também no Ministério Público Estadual, R. João Corrêa Neto, 400 - Jardim Santo Antônio e na rede de apoio Viva Mulher, Rua Hiran Pereira de Matos, 1520 – Vila Mary.

Além da violência doméstica, a DAM atende todo e qualquer denúncia de violação do direito da mulher, seja adulta ou menor de idade. Casos de abusos sexuais também podem ser comunicador na unidade com encaminhamento imediato a serviços de apoio à vítima.

Dourados News/PH

Dourados/MS, Ações Policiais, Violência Doméstica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens