Sexta-Feira 26/04/2024 23:24

Confira o editorial deste sábado/domingo: "Falha técnica ou desonestidade?"

Estado - Energia - Aumento Exorbitante

Desde janeiro, a Energisa tem sido alvo de graves reclamações de clientes e sempre as rebateu. Agora as desculpas acabaram.

Foto: Google Imagens 

Em janeiro deste ano, a maioria esmagadora dos consumidores da Energisa – que atende a praticamente todos os municípios de Mato Grosso do Sul, com exceção da região leste do Estado – viu a conta de energia duplicar ou até triplicar de valor. O aumento exorbitante resultou em uma enxurrada de reclamações nas instituições de defesa do consumidor, e a concessionária saiu para se defender, alegando que o acréscimo, na realidade, era reflexo do aumento do consumo por conta das elevadas temperaturas, o que também é questionável, uma vez que a alta de mais de 100%, em muitos casos de reclamações, ocorreu com a família mantendo praticamente a mesma rotina diária. Em várias situações, a conta saltou de R$ 100 para R$ 300 em um único mês.

No entanto, existem casos sem desculpas, como mostra reportagem de hoje do Correio do Estado, em que o valor da conta de luz é alterado. Como explicar casos em que uma mesma conta, com dia de leitura e vencimento iguais, quintuplica-se de valor de um mês para outro? Erro que só foi notado depois, por meio do histórico de conta, disponibilizado pela companhia de energia elétrica. Se não houve falha humana ou técnica, é desonestidade pura por parte da companhia. Nos dois casos, não há defesa.

A alteração da conta – para cima, é claro – só foi notada quando impresso o histórico de contas do cliente. Logo, quantos consumidores, principalmente aqueles que colocaram a cobrança em débito automático, podem ter passado por essa situação sem nem ter notado? Estamos falando de um universo de milhares de clientes, que pagam caro pela energia que consomem e ainda correm o risco de arcar com desvios em suas contas, que, propositais ou não, são graves e deveriam ser punidos com severidade.

Tal postura por parte do governo está longe de ocorrer enquanto as agências reguladoras, que deveriam trabalhar para conter esses abusos e garantir os direitos do consumudor, continuarem defendendo os interesses exclusivos das empresas. Aos consumidores, então, restam serviços de defesa do consumidor e a Justiça, onde terão de brigar com grandes corporações e caros advogados. Cobrar por um serviço não prestado fere o Código de Defesa do Consumidor. O respeito para com o consumidor só vai surgir quando a Energisa for tratada da mesma forma com que o cliente acusado de desvio de energia, os gatos, é. Nos dois casos, o crime é grave. Porém, no Brasil, só um dos lados terá de dar explicações a um delegado de polícia.

Em Mato Grosso do Sul, deputados estaduais e vereadores prometem fechar o cerco contra esses abusos cometidos pela concessionária de energia elétrica. Espera-se que as promessas de criações de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), pelas duas casas, se concretizem, em respeito aos eleitores, já que a Energisa provou, mais uma vez, que tem pouco ou nenhum respeito por seus clientes.

Enquanto isso, fica o alerta aos clientes para que olhem com atenção suas faturas, consultem com frequência o histórico de contas e busquem seus direitos. Quem sabe, um dia, a concessionária apresente uma resposta que vá além da possibilidade de pagamento de uma conta exorbitante que o cliente nem sabe se consumiu. 

Correio do Estado/PH

Mato Grosso do Sul, Energia, Aumento Exorbitante

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens