Terça-Feira 16/04/2024 16:32

Estudante é expulsa de escola sem justificativa e família procura polícia

Educação - Expulsão Escolar

Foto: Google Imagens 

Uma situação bastante inusitada nesta semana, envolvendo uma aluna de 15 anos que estava no segundo ano do ensino médio, virou assunto pela cidade, após ela ter sido expulsa de escola onde estudava, localizada no Jardim dos Estados, em Campo Grande. A estudante completaria duas semanas na escola e a família procurou a polícia.

Tudo começou quando o professor da escola teria ligado para a mãe da adolescente e dito para buscar imediatamente a aluna, e que ele também poderia devolver o dinheiro gasto com a inscrição da matrícula se fosse necessário.

A irmã da estudante, que é advogada e acompanha o caso, explicou que a versão dada pelo diretor para ter expulsado a menina é de que ela “conversava demais em sala de aula, estava isolada dos demais alunos e que não prestava atenção na aula”. No entanto, em nenhum momento, teria dado qualquer “motivo plausível” para a contestação.

Segundo o boletim de ocorrência, encaminhado pela família ao site Midiamax, a mãe da adolescente foi chamada na escola nesta quinta-feira (7) pelo diretor, que também é dono do colégio, para que a menina fosse retirada imediatamente da escola e que, se a família quisesse, parte do dinheiro da matrícula seria devolvido.

Para a polícia, a mãe da garota disse que ao chamar o diretor para conversar, ele “não conseguiu” expor o motivo pelo qual a aluna estaria sendo expulsa. Posteriormente, ele disse a mulher que a menina teve um atrito com o professor de sociologia e também estava muito isolada na escola.

A denúncia da família da adolescente também envolveu o constrangimento que a menina estaria passando na escola, pois por diversas vezes, o diretor a abordou no pátio da escola, na frente de outros alunos e repetia que ela não estudaria mais ali. As abordagens também seriam sem nenhum motivo.

Incomodada com a situação com os colegas de classe, a garota pediu para mudar de turma, porém também não pode, pois, as demais alunas da sala queriam a presença dela. O diretor ainda classificou a estudante como intransigente e que a família certamente enfrentará problemas com ela no futuro, segundo o boletim de ocorrência.

O boletim registrado na DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) também diz que a escola sequer entregou os documentos de transferência para que a adolescente conseguisse se matricular em outra escola. O caso será investigado.

Exposição

A advogada disse a reportagem que a garota está muito abalada com toda a situação. “Ainda se tivesse motivo plausível, não poderia ter conduzido dessa maneira. O diretor foi sem ética, sem profissionalismo. Foi contrário ao estatuto da adolescente, da conduta da escola”, afirmou. Ela explica que o diretor teria discriminado a jovem, afirmando que ele iria expulsa-la na frente de todos os outros colegas, causando constrangimento na aluna.

A preocupação da família também seria pela exposição já sofrida por ela, que está sendo chamada de “menina que foi expulsa da escola” nas redes sociais por outros alunos, conforme o boletim de ocorrência.

Foi feita uma reunião entre coordenador, a irmã e mãe da menina, além de advogados e o presidente da comissão dos adolescentes para que se chegasse a um consenso.

Posicionamento

A reportagem entrou em contato com a escola e por meio de nota, esclareceu que não expulsou nenhum aluno e não recebeu nenhuma solicitação de transferência.

Confira posicionamento na íntegra:

“O colégio esclarece que não expulsou aluno algum ontem [7 de fevereiro] e também que não recebeu pedido de transferência dos envolvidos no caso ocorrido, ressaltando-se que quando solicitado tal requerimento por escrito, a documentação sempre é prontamente entregue. Com o objetivo de prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos de adolescentes, a diretoria do colégio entendeu por bem, após a análise dos fatos ocorridos ontem e em outra oportunidade na semana passada, além do diálogo com os envolvidos, adotar as providências cabíveis, as quais foram comunicadas aos responsáveis dos adolescentes. Justamente em respeito à intimidade, direito à imagem e reserva da vida privada dos menores envolvidos, a diretoria declara não ter mais nada o que informar além do que já foi passado às partes envolvidas.”

Dourados News/PH

Campo Grande/MS, Educação, Expulsão Escolar

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,059
Euro 5,481
Franco suíço 5,609
Yuan 0,699
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens