Segunda-Feira 22/04/2019 16:03

Análise: com poucas convicções, Corinthians chega para primeira decisão de 2019 "em construção"

Brasil - Esporte - Futebol

Mateus Vital teve chance no Corinthians, mas não mostrou boa atuação — Foto: Thiago Calil/Agif/Estadão Conteúdo

 

O torcedor precisa sempre lembrar: ainda é um início de trabalho para o Corinthians. Foram dez reforços adicionados ao elenco, que ainda receberá os zagueiros Lucão e Bruno Méndez.

Até aqui, sete jogos oficiais em 21 dias, uma média de uma partida a cada três dias. Três derrotas, dois empates e duas vitórias. Muitas novidades, futebol sem criatividade e poucas convicções.

Normal, mas preocupante pelo próximo jogo: contra o Racing, quinta, na estreia da Copa Sul-Americana. Para eliminar o líder do Campeonato Argentino na primeira fase da competição, vencer em casa é quase obrigatório, já que a volta em Avellaneda promete ser muito complicada.

Mas o empate por 2 a 2 contra o Ferroviário-CE, pela Copa do Brasil, em atuação sofrível, e a derrota por 1 a 0 para o Novorizontino, no Paulistão, em tarde apática, deixam o torcedor ressabiado pela demora na engrenagem da equipe. Até o momento, não há evolução. E a defesa tem sofrido.

O que o Corinthians tem de consolidado? Cássio, Fagner, Ralf, Jadson e Gustagol. O centroavante, aliás, com cinco gols em oito partidas, é o grande alento do time na temporada.

Dúvidas, há diversas.

Sobre o esquema tático, o time tem variado entre o 4-2-3-1, como em Novo Horizonte, e o 4-1-4-1, como foi na vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, quando o time buscou o gol, marcou com enorme eficiência e saiu vencedor com todos os méritos. A fase, admite Carille, ainda é de testes.

Vagner Love, por exemplo, busca o encaixe perfeito. Atuou mais pela beirada do campo em Londrina e, em Novo Horizonte, foi um "falso 10", flutuando atrás de Mauro Boselli. Com certeza, será importante para o time. O que ainda é necessário é um desenho tático que lhe favoreça.

Como parece ser o caso também de Ramiro e de Sornoza, que ainda não conseguiram jogar com qualidade no Corinthians, mesmo recebendo oportunidades de Carille em várias funções.

Por vezes, o time tem sofrido com a falta de profundidade, de velocidade pelo lado. Clayson está voltando de lesão, enquanto Pedrinho não tem conseguido fazer bons jogos. A falta de resposta individual de jogadores tem acometido também Mateus Vital, Ángelo Araos, André Luis...

E o que dizer da defesa? São oito gols sofridos em sete partidas disputadas. A maioria deles nascidos em lances de bola parada, exatamente como aconteceu contra o Novorizontino. Algo que atrapalhava o Corinthians com Jair Ventura no ano passado e ainda não foi resolvido.

A "dupla ideal", formada por Manoel e Henrique, foi mal em Londrina. Marllon, por sua vez, foi bem em Novo Horizonte.

Não há dúvidas sobre a capacidade de Fábio Carille em montar equipes vencedoras, mas é preciso paciência. A sequência desta semana pode consolidar ideias e, diante de bons resultados contra Racing e São Paulo, ser definitiva para o amadurecimento do Corinthians enquanto equipe. Ou pode jogar, pela primeira vez, pressão num treinador que voltou ao clube nos braços da torcida.

Globo Esporte/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 3,931
Euro 4,426
Franco suíço 3,870
Yuan 0,586
Iene 0,035
Peso arg. 0,094

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens