Terça-Feira 16/04/2024 01:17

Presídios de regime semiaberto do MS servem de modelo para administração penitenciária do MT

Brasil - Estado - Geral - Trabalho Desenvolvido


Eles também conheceram a Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual e verificaram como o sistema que utiliza tornozeleira eletrônica funciona em MS - Crédito: Divulgação

Autoridades do Estado de Mato Grosso (MT) visitaram, na semana passada, unidades prisionais de regime semiaberto das cidades de Campo Grande e Dourados, em Mato Grosso do Sul, para conhecerem o trabalho desenvolvido, considerado como referência.

Segundo o secretário-adjunto de Administração Penitenciária do MT, Emanoel Flores, a visita tem como objetivo verificar as boas práticas para serem implantadas. “Buscamos conhecer a estrutura física dos estabelecimentos penais, procedimentos internos e operacionais, bem como funcionam as frentes de trabalho, tudo que está dando certo aqui no Mato Grosso do Sul para implantarmos em nosso Estado”, afirmou.

O promotor de Justiça do MT, Rubens Alves, explicou que existe uma ação civil pública para construir unidades de regime semiaberto no Estado, tendo em vista que não existe essas estruturas em MAto Grosso. “Reunimos com o executivo para verificar qual o modelo a ser construído e verificamos que Mato Grosso do Sul é modelo nacional para o regime semiaberto”.

As visitas foram realizadas nos presídios feminino e masculino de regime semiaberto de Dourados e no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, na Capital, classificado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como referência nacional para cumprimento do regime. Eles também conheceram a Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual (UMMVE) e verificaram como o sistema que utiliza tornozeleira eletrônica funciona aqui no Estado.

Dentre as ações que se destacaram na opinião do secretário-adjunto, foi a questão da alimentação produzida internamente pelos próprios reeducandos, que são contratados pela empresa responsável, e as diversas parcerias com empresas privadas, a exemplo de uma empresa de empacotamento de Tereré, instalada dentro do semiaberto da Gameleira. “Para nossa surpresa, encontramos aqui uma grande quantidade de presos trabalhando extramuros também”, parabenizou, classificando que o modelo adotado servirá de base para a implantação em Mato Grosso, tendo em vista as frentes de trabalho em um presídio industrial e produtivo, conforme determina a Lei de Execução Penal.

“A visita nos deixou bastante entusiasmados e bem otimistas, o trabalho aqui é realmente diferenciado com muita disciplina e responsabilidade”, elogiou o promotor de Justiça de MT. Ele destacou o projeto “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade”, que utiliza a mão de obra de internos do regime semiaberto nas reformas das escolas e delegacias, possibilitando uma economia aos cofres públicos de 30% por obra. “Essa iniciativa deve ser compartilhada e colocada em prática em todas as unidades da Federação na minha opinião”, enfatizou.

Em Dourados, a horta e as oficinas de artesanatos do presídio feminino de regime semiaberto também chamaram bastante atenção do promotor. “Tem vários projetos interessantes que estão sendo desenvolvidos nessa unidade, inclusive pedi à diretora que encaminhe para a Secretaria de Justiça de Mato Grosso para que possam implantar lá também”, complementou destacando também a motivação e o entrosamento das equipes de trabalho das unidades visitadas.

Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, essa visibilidade nacional que o sistema prisional de Mato Grosso do Sul vem concretizando é muito positiva. “Fico feliz em saber que nosso trabalho tem sido reconhecido e estendo isso aos esforços de todos agentes penitenciários. É um trabalho árduo, mas a equipe busca realizar com eficiência”, agradeceu o dirigente.

A visita contou também com participação da arquiteta da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de Mato Grosso, Juliana Almeida Silva, e foi acompanhada pela chefe da Divisão do Trabalho da Agepen, Elaine Cecci, e por diretores de unidades prisionais.

Dourados News/JM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens