Quinta-Feira 25/04/2024 19:41

Polícia Federal realiza ações contra o tráfico de drogas em três estados

Brasil - Ações Policiais - Operação Alvorecer

Foto: Divulgação 

A Polícia Federal realizou a Operação Alvorecer, cujo objetivo era desmontar um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação foi realizada nos estados do Acre, Rio Grande do Norte e em Alagoas.

Os investigadores projetam que a organização criminosa movimentou mais de R$ 20 milhões, entre depósitos e retiradas de valores. O dinheiro teria origem, principalmente, no tráfico internacional de drogas.

Durante a operação foram apreendidos 700 quilos de drogas. Esse material segue para o Instituto de Criminalística, onde são realizados exames para constatar se o material é mesmo entorpecente. Caso a análise dê positiva, um juiz determina a destruição do material. A incineração é acompanhada por policiais, representantes do Ministério Público, autoridades sanitárias e peritos. Após o procedimento, as cinzas são levadas para aterros e descartadas.

Os policiais cumpriram 81 mandados judiciais, dos quais: 13 de prisão preventiva, 19 de busca e apreensão e 49 de sequestros e de bloqueios de bens. O delegado Fares Feghali relatou que “a polícia focou em asfixiar em absoluto o poder financeiro da organização criminosa".

De acordo com os agentes, os entorpecentes chegavam ao Brasil pela Bolívia. O transporte era realizado em caminhões sob a falsa declaração de venda de gado para os demais estados do país.

Investigados
Segundo a Polícia Federal, a facção criminosa era um grupo fechado que não pertencia ao Primeiro Comando da Capital e nem ao Comando Vermelho, mas possuía fortes ligações com eles e com e Bonde dos 13, e os investigados possuíam uma vida luxuosa.

Em nota, foi informado que "em razão da periculosidade dos principais investigados, a Polícia Federal requereu e a Justiça deferiu o envio dos principais membros da Organização Criminosa a um presídio federal".

Observatório do crack
Por meio do Observatório do Crack, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra os problemas causados pelas drogas lícitas e ilícitas na população brasileira. A ferramenta acompanha as ações das Polícias que trabalham com a repressão ao tráfico de drogas, em vista da responsabilidade institucional em divulgar informações relacionadas ao tema.

A CNM tem um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional (PLS 304/16), que prevê a mudança na distribuição de verbas do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para que, de fato, o dinheiro chegue aos Municípios.

Os recursos do Funad são constituídos de dotações específicas estabelecidas no orçamento da União, de doações, de recursos de qualquer bem de valor econômico, apreendido em decorrência do tráfico de drogas, de abuso ou utilizado em atividades ilícitas de produção ou comercialização de drogas. O Observatório do crack acredita que há uma forma melhor de fazer com que o dinheiro do Fundo chegue aos Municípios, e isto está contemplado no PLS.

Portal CNM/PH

Polícia Federal, Ações Policiais, Combate ao tráfico, Acre, Rio Grande do Norte e Alagoas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens