Quinta-Feira 18/04/2024 18:43

Polícia Federal prende suspeitos de extrair ilegalmente pedras de quartzito em Minas Gerais

Brasil - Ações Policiais - Investigação/ Extração Ilegal

PF cumpre 160 mandados judiciais – sendo 77 de busca e apreensão e 73 de prisão –, além de 10 apreensões de caminhões em BH, no Sul e no Centro-Oeste de MG, e em Batatais (SP).

Máquina usada no transporte interno de quartzito no depósito — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quarta-feira (20), em Minas Gerais, 30 pessoas suspeitas de extrair ilegalmente pedras de quartzito na região do Parque Nacional da Serra da Canastra. A operação batizada de "SOS Canastra" tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atua no local há vários anos. Os policiais também apreenderam quatro caminhões.

De acordo com o delegado Daniel Souza Silva, responsável pelas investigações, foi apurado durante oito meses que os suspeitos se associaram e passaram a extrair pedras de quartzito do parque que eram transportadas para vários depósitos nas cidades de Capitólio e Alpinópolis, na Região Sul de Minas Gerais, e vendidos para diversos estados.

Estão sendo cumpridos 160 mandados judiciais – sendo 77 de busca e apreensão, 73 de prisão (20 preventivas e 53 temporárias), além de 10 apreensões de caminhões em Belo Horizonte, Alpinópolis, Passos, Itaú de Minas, Carmo do Rio Claro e São João Batista do Glória, no Sul de Minas, e em Piumhi, no Centro-Oeste, e em Batatais (SP).

Na capital mineira, um homem foi preso no bairro Serrano, na Região da Pampulha. Segundo a polícia, ele recebia as pedras e revendia. O nome e a idade dele não foram divulgados.

Também foi determinado pela Justiça a demolição de alojamentos clandestinos e a apreensão de todo maquinário utilizado na exploração ilegal.

Segundo a PF, dentre os extratores, alguns tinham a função de donos de bancos, que corresponde a uma pequena área onde o quartzito é retirado.

Os donos de depósito encomendavam e adquiriam as pedras, diretamente ou pelos negociadores, e vendiam. Os motoristas são responsáveis pelo transporte clandestino para os depósitos.

O vigia, além de trabalhar como negociador, recebia um percentual para permanecer em local estratégico durante todo o dia no parque, avisando aos extratores e motoristas sobre qualquer ação de órgãos do governo. Assim, qualquer veículo que entrava no parque era monitorado pelo vigia, responsável por avisar aos demais.

A PF informou que uma perícia mostrou a degradação ambiental causada pela extração ilegal, que por ser uma atividade clandestina, não possui plano de manejo. Os rejeitos são despejados em diversas áreas do parque, inclusive em leitos de rios e nascentes que formam a bacia do Rio Grande.

Os rejeitos, em época de chuvas, são levados para o Lago de Furnas, e ficam espalhados por diversas áreas do parque. Ao todo foram identificados nove locais de extração, alguns com mais de dois quilômetros de extensão.

Durante a investigação ficou constatado como a exploração clandestina causou danos ambientais, uma vez que do material extraído, cerca de 80% a 90% são rejeitos, sendo utilizados na extração explosivos para posterior retirada manual por ferramentas. Alguns dos envolvidos chegam a pôr fogo no parque para facilitar a extração ilegal.

Os presos serão encaminhados para o presídio de Passos, no Sul do estado, e ficam à disposição da Justiça Federal. Todos os suspeitos devem ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, extração ilegal de minerais e danos ambientais decorrentes.

G1/PH

Polícia Federal, Ações Policiais, Investigação, Extração Ilegal, Minas Gerais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens